‘Entre bosques, colinas, outeiros’, é com essa frase que se inicia o hino de Itabirito e também da cidade de Licínio de Almeida, na Bahia, acusada de plagiar a letra que homenageia o município da Região dos Inconfidentes. A acusação surgiu após alunos da rede pública da cidade encontrarem as semelhanças das duas músicas em pesquisas na internet.
O hino de Itabirito foi composto em 1959, por José Bastos Bittencourt, que viria a ser prefeito da cidade na década de 70. Em entrevista para a TVI, Lauro Bastos, filho do autor do Hino, afirmou que ele e a Prefeitura da cidade mineira estão considerando ações legais contra a cidade da Bahia, já que o hino é oficialmente reconhecido como propriedade do município de Itabirito.
Segundo Bastos, ele foi informado de que uma professora mineira que criou o hino da cidade do nordeste, em 1994. Contudo, ele destaca que não foi uma criação e sim uma simples adequação da versão oficial itabiritense, substituindo o nome dos municípios.
“Inclusive, se essa cidade que adotou o hino plagiado, na verdade, nem plagiou, só trocou “Itabirito” e colocou “Bahia”. Então, ela copiou o hino na íntegra, não é nem plágio, é absurdo. Essa cidade foi fundada em 1962, e o hino de Itabirito é de 1959. Então, temos aí trêS anos, praticamente, depois que o hino foi oficializado que a cidade foi criada, e esse hino, criado pela professora, parece que é de 1994. Então, você vê a distância que tem de 1959 para 1994. Dizem que ela era uma mineira que foi dar aula lá e disse que fez o hino de Itabirito, mas não fez nada“, disse Lauro em entrevista para a TVI.
Leia também:
- Invicto, CAC é campeão amador de Itabirito pela quinta vez
- Polícia prende dois e recupera JBL furtada em Mariana
COMPARE OS DOIS HINOS
Hino de Itabirito
Letra:
Entre bosques, colinas, outeiros
Aos sussurros das águas das fontes
Surge altiva esta terra formosa
Engastada ao sopé destes montes.
Seu progresso é grandeza que eleva
A pureza de seus ideais;
É uma jóia cravada no peito
Desta terra que é Minas Gerais.
(Estribilho)
Itabirito, Itabirito
Grande nome
Que grande expressão!
No progresso, no progresso
Na grandeza
De nossa nação!
No horizonte, das tardes de estio
Refletindo a pureza, o amor.
Suas águas traduzem beleza.
De seu povo de nobre labor!
Vai crescendo o progresso é seu lema
Grandes homens surgiram aqui
É um emblema no peito na Pátria
Desta pátria que tanto sorri.
Hino de Licínio de Almeida
Letra:
Entre bosques, colinas outreiros
Ao sussurros das águas das fontes
Surge altiva esta terra formosa
Engastada ao sopé destes montes.
Seu progresso é a grandeza que eleva,
Ao futuro da nossa nação,
É uma jóia cravada no peito,
Desta terra que é a Bahia.
(Estribilho)
Licínio de Almeida, Licínio de Almeida,
Grande nome que grande expressão,
No progresso, no progresso,
Na grandeza de nossa nação.
Licínio de Almeida, Licínio de Almeida,
Grande nome que grande expressão,
No progresso, no progresso,
Na grandeza de nossa nação.
Sobre Licínio de Almeida
A cidade de Licínio de Almeida foi fundada em 1962, três anos após a composição do hino de Itabirito. Localizada a 745 km de Salvador, o município é caracterizado por suas áreas rurais e comunidades, além de contar com a Lagoa do Gado Bravo, um marco histórico que enfrenta problemas de poluição.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Jornalista formado pela Universidade Federal de Ouro Preto, com passagens por Esporte News Mundo, Blog 4-3-3 e Agência Primaz.