Você já recebeu a primeira parcela do 13º salário? O benefício trabalhista, que é considerado um dos mais importantes do Brasil, deve ter a primeira parcela paga até esta sexta-feira (29). Isso porquê a partir do dia 1º de dezembro, o empregador já deve realizar o pagamento da segunda parcela, que tem como prazo final até o dia 20 do último mês do ano.
Segundo informações do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), repercutidas pela Agência Brasil, a medida injetará mais de R$ 320 bilhões na economia neste ano. Em média, cada trabalhador deverá receber R$ 3.096,78.
Vale destacar que os recebedores do benefício neste final de ano são os trabalhadores registrados na ativa. Já os aposentados e pensionistas, já receberam o valor, A primeira parcela foi paga entre 24 de abril a 8 de maio. A segunda foi depositada de 24 de maio a 7 de junho.
Leia também:
- Ouro Preto decreta emergência por deslizamentos e inundações em áreas afetadas
- Angelo Oswaldo critica repactuação e afirma que Zema veio ‘ludibriar’ Mariana
Quem tem direito
A Lei 4.090 de 1962 garante o direito ao décimo terceiro para aposentados, pensionistas e trabalhadores com carteira assinada que tenham trabalhado pelo menos 15 dias em um mês. Esse mês será considerado integral para o pagamento da gratificação. Trabalhadores em licença maternidade, afastados por doença ou acidente também têm direito ao benefício. Em caso de demissão sem justa causa, o décimo terceiro é calculado proporcionalmente e pago junto com a rescisão. No entanto, trabalhadores dispensados por justa causa perdem o direito ao benefício.
Cálculo proporcional
O décimo terceiro salário é pago integralmente a quem trabalha há pelo menos um ano na mesma empresa. Quem trabalhou menos tempo recebe proporcionalmente, com base em 1/12 do salário total de dezembro a cada mês trabalhado por pelo menos 15 dias. Faltas não justificadas por mais de 15 dias no mês resultam no desconto do mês inteiro do décimo terceiro.
Fonte das informações: Agência Brasil.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe
O Jornal Geraes foi fundado no dia 01 de Julho de 2024, a partir da mudança do nome do Jornal Galilé, fundado em 1990. No dia 20/08/2022 o Jornal Galilé retornou as suas atividades por meio virtual, no entanto, no dia 01 de julho de 2024 resolveu mudar o nome para Jornal Geraes pela sua ampliação além das cidades da Região dos Inconfidentes, abordando toda Minas Gerais.