Angelo Oswaldo critica repactuação e afirma que Zema veio ‘ludibriar’ Mariana

Angelo Oswaldo critica repactuação e afirma que Zema veio 'ludibriar' Mariana

Em um evento realizado hoje (25) pela manhã, na Casa de Gonzaga, em Ouro Preto, o prefeito Angelo Oswaldo (PV) aproveitou a presença da deputada Duda Salabert (PDT) para criticar publicamente o governador Romeu Zema (NOVO) e a Repactuação de Mariana. Concomitantemente ao evento na Cidade Patrimônio, o chefe do executivo estadual apresentava a destinação dos recursos do novo acordo na Primaz de Minas.

Oswaldo afirmou que Zema estaria em Mariana para “ludibriar” a cidade com promessas. Ele também questionou o valor destinado a Ouro Preto pela repactuação – R$ 16 milhões nos próximos quatro anos e 127 milhões em 20 anos, caso o município opte por assinar o documento, homologado há um mês em Brasília.

Os municípios atingidos pelo rompimento da barragem de fundão possuem 120 dias para debater internamente os termos do apoio e decidirem se assinam ou não o Termo de Transação e Ajustamento de Conduta (TTAC) e o Termo de Ajustamento de Conduta relativo à Governança (TAC-GOV). Paralelamente a isso, ocorre o julgamento do caso de Mariana na Inglaterra, cujo a cidade de Ouro Preto é parte interessada. Inclusive, no início do julgamento, o chefe de gabinete da Prefeitura, Zaqueu Astoni, foi até a capital inglesa para acompanhar e requer justiça.

Leia também:

“Ouro Preto tem 300 Milhões de reais de Cfem a ser recebidos só da Vale. Continuaremos lutando, como estamos lutando, para que Ouro Preto seja beneficiada e receba o que é de direito nesse acordo de compensação do desastre da Samarco, Vale e da BHP, de 5 de novembro de 2015. Hoje, o governador do Estado esta ai ao lado para tentar ludibriar Mariana, dizendo que os municípios foram aqui honrados com uma compensação. Desses bilhões que estão sendo acertados na mineração, quem menos recebe são todos os municípios. Mariana vai receber um pouco mais, porque seria até escandaloso se eles começassem também cortando tudo de Mariana, como cortaram de Ouro Preto, oferecendo 18 milhões de reais para pagar em muitos anos. Isso não é compensação; é um deboche”, afirmou o prefeito.

Além disso, Oswaldo criticou o histórico de promessas não cumpridas pelo governo estadual, como a recuperação da MG-129, que conecta Ouro Preto a Ouro Branco e Mariana a Santa Bárbara. “Hoje vivemos a tragédia do excesso de veículos pesados na BR-356. O governador anuncia coisas, mas elas não acontecem. Ele prometeu o Rodoanel de Belo Horizonte, mas isso está apenas no anúncio. Também prometeu a recuperação da MG-129, e seis anos depois, nada foi feito”, destacou.

O prefeito ainda manifestou preocupação de que os recursos da repactuação sejam usados para quitar dívidas de Minas Gerais com a União, prejudicando os municípios. “Temos receio de que esse recurso possa ser analisado para quitação das dívidas do Estado com a União Federal, e nós nem conseguirmos a duplicação“.

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe

Notícias relacionadas

10 Thoughts to “Angelo Oswaldo critica repactuação e afirma que Zema veio ‘ludibriar’ Mariana”

  1. […] Angelo Oswaldo critica repactuação e afirma que Zema veio ‘ludibriar’ Mariana […]

  2. […] Angelo Oswaldo critica repactuação e afirma que Zema veio ‘ludibriar’ Mariana […]

  3. […] Angelo Oswaldo critica repactuação e afirma que Zema veio ‘ludibriar’ Mariana […]

  4. […] Angelo Oswaldo critica repactuação e afirma que Zema veio ‘ludibriar’ Mariana […]

  5. […] Angelo Oswaldo critica repactuação e afirma que Zema veio ‘ludibriar’ Mariana […]

  6. […] Angelo Oswaldo critica repactuação e afirma que Zema veio ‘ludibriar’ Mariana […]

  7. […] Angelo Oswaldo critica repactuação e afirma que Zema veio ‘ludibriar’ Mariana […]

  8. […] Angelo Oswaldo critica repactuação e afirma que Zema veio ‘ludibriar’ Mariana […]

  9. […] Angelo Oswaldo critica repactuação e afirma que Zema veio ‘ludibriar’ Mariana […]

  10. […] Apesar do avanço, há frustração entre os municípios atingidos, como Mariana e Ouro Preto, que não participaram da Mesa de Repactuação. Prefeitos de Mariana, Juliano Duarte (PSB) e Celso Cota (PSDB), criticaram publicamente os valores destinados às cidades e cobraram maior participação da Primaz de Minas. Angelo Oswaldo também expressou descontentamento, destacando dúvidas sobre a aplicação dos recursos e a postura do governador Romeu Zema. […]

Leave a Comment