Justiça Eleitoral diploma os 15 vereadores eleitos em Ouro Preto, com três ‘caras novas’

Justiça Eleitoral diploma os 15 vereadores eleitos em Ouro Preto, com três 'caras novas'

Ontem (12), em cerimônia solene realizada no Centro de Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), a Justiça Eleitoral diplomou o prefeito, a vice-prefeita e os 15 vereadores eleitos nas eleições municipais de 2024. A Câmara Municipal oficializa agora os 15 nomes que comporão o parlamento para o quadriênio 2025/2028, com uma taxa de 80% de reeleição entre os parlamentares e três novas figuras.

A cerimônia, organizada pela Câmara Municipal de Ouro Preto, contou com a entrega dos diplomas pela Justiça Eleitoral, representada pela juíza eleitoral Ana Paula Lobo, pelo chefe do cartório Marcelo Rolim Silva de Queiroz e pelo promotor da Justiça Eleitoral Thiago Corrêa Afonso. A mesa de diplomação também teve a presença do presidente da OAB Ouro Preto, Robson Figueiredo, do prefeito Angelo Oswaldo (PV) e do presidente da Câmara, José Geraldo Muniz, conhecido como Zé do Binga.

Leia também:

Confira os 15 vereadores eleitos e diplomados em Ouro Preto

  1. Matheus Pacheco (PV) – 2.094 votos
  2. Vantuir – (AVANTE)- 1.705 votos
  3. Mercinho Gomes (MDB) – 1.500 votos
  4. Renato Zoroastro (PSB) – 1.426 votos
  5. Zé do Binga (PV) – 1.304 votos
  6. Alex Brito (PDT) – 1.228 votos
  7. Carlos Mendes da Van (AVANTE) – 1.090 votos
  8. Luiz Gonzaga do Morro (PSB) – 1.054 votos
  9. Kuruzu (PT) – 1.039 votos
  10. Naércio Ferreira (PSD) – 1.036 votos
  11. Lilian França (PP) – 889 votos
  12. Luciano Barbosa (MDB) – 863 votos
  13. Alessandro Sandrinho (PP) – 826 votos
  14. Titão (PT) – 724 votos
  15. Ricardo Gringo (Republicanos) – 652 votos

‘Caras novas’ na Câmara, vereadores comentam sentimentos e perspectivas para os próximos anos em Ouro Preto

As novidades no legislativo municipal são Ricardo Gringo, Carlos Mendes e Titão. Por outro lado, os parlamentares que não conseguiram se reeleger e retornar à Casa de Leis foram Júlio Góri (PSDB), Vander Leitoa (PDT) e Reginaldo Tavico (PSD).

Em entrevista ao Jornal Geraes, Carlinhos da Van expressou felicidade ao assumir o cargo. Segundo ele, suas principais pautas na Câmara de Ouro Preto serão a pavimentação de vias não asfaltadas e melhorias no transporte público.

“Essa diplomação mostra nos deixa hoje orgulhosos de estar representando a comunidade ouro-pretana, um município tão grandioso, uma cidade cultural, Patrimônio da Humanidade. Eu quero buscar pavimentação. Quero buscar melhorias para o transporte. Quero buscar melhorias para cada cidadão ouro-pretano em forma de qualidade de vida”, destacou ao Geraes.

Ricardo Gringo, por sua vez, foi eleito pelo partido de Duarte Júnior, candidato opositor de Angelo Oswaldo e segundo mais votado no pleito. No entanto, Gringo não assegurou que fará oposição ao governo vigente.

Na verdade, essa escolha foi toda baseada em uma criação e estrutura que fiz. Estudei qual partido me daria mais chances de ser eleito. Inclusive, é notório que, se eu não tivesse escolhido o Republicanos, não seria eleito agora. . Sempre falo para todas as pessoas que me questionam isso: eu não sou nem oposição, nem situação“, disse Gringo para o Geraes.

O vereador eleito Titão também é uma das novidades. Majoritariamente votado em seu distrito Antônio Pereira, em que era presidente da Associação de Moradores, ele também entrou para a Casa Legislativa, sendo o segundo representante do Partido dos Trabalhadores (PT), ao lado de Wanderley Kuruzu.

Valorização das mulheres e questionamentos quanto a baixa representatividade feminina em cargos de poder

Justiça Eleitoral diploma os 15 vereadores eleitos em Ouro Preto, com três 'caras novas'
As representantes dos três poderes de Ouro Preto, Regina Braga, Ana Paula e Lilian França. Foto: Larissa Viana.

Como juíza do Tribunal Regional Eleitoral de Ouro Preto, Ana Paula Lobo fez um discurso contundente, destacando as dificuldades enfrentadas no último pleito, que, segundo ela, foi excessivamente judicializado pelos próprios partidos. Nesse contexto, aproveitou para responder às críticas ao processo, apontando que são os próprios atores políticos que demandam essa constante interferência das decisões judiciais.

Pela sua atuação, Ana Paula foi homenageada ao final da cerimônia com um ramalhete de flores entregue por Lilian França (PP), única vereadora eleita, e Regina Braga (PSD), vice-prefeita e única mulher presente nas chapas para o Executivo de Ouro Preto. O momento simbolizou a união dos três poderes do município, representados por figuras femininas.

Regina recebeu, nesta noite, sua sétima diplomação consecutiva como política na Cidade Patrimônio, sendo cinco mandatos como vereadora e dois como vice-prefeita. Ela destacou a importância da representatividade feminina, celebrando o momento ao final da cerimônia:

“A gente sabe que a participação feminina em todos os setores ainda é muito pequena. Então, reunir aqui hoje foi algo muito especial. Isso tem uma importância gigantesca para mim, porque sei o quanto é difícil para as mulheres ocuparem espaços de poder e o quanto é necessário que isso aconteça para que tenhamos uma sociedade mais justa, inclusiva, diversa, inteligente e humana“, disse Regina ao Geraes.

Lilian França, por sua vez, reforçou que a defesa da participação feminina continuará sendo uma de suas principais pautas na Casa de Leis: “Como pauta primordial, destacamos a importância da figura feminina na nossa sociedade, especialmente no ambiente político. Ser a única mulher presente não me engrandece, muito pelo contrário, isso aumenta muito a minha responsabilidade. Espero que possamos promover união no nosso município”, salientou França.

Agora diplomados, o prefeito, a vice-prefeita e os vereadores se preparam para a posse, que acontecerá no dia 1º de janeiro.

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

One Thought to “Justiça Eleitoral diploma os 15 vereadores eleitos em Ouro Preto, com três ‘caras novas’”

  1. […] Justiça Eleitoral diploma os 15 vereadores eleitos em Ouro Preto, com três 'caras novas&#039… […]

Leave a Comment