Ouro Preto integra a 10ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas

Na próxima terça-feira (19), às 14h, Ouro Preto estará entre os municípios participantes da 10ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais. O encontro será realizado no auditório do anexo do Museu da Inconfidência, na Rua Antônio Pereira, n.° 3.

O evento, promovido pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) em parceria com o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (IEPHA), reúne cidades e agentes culturais para estimular a preservação da memória e do patrimônio mineiro.

A edição de 2025 traz como tema “Paisagem Cultural e Patrimônio Toponímico”. Em Ouro Preto, a programação será marcada por uma mesa-redonda que discutirá a toponímia da cidade, o estudo da origem e do significado dos nomes de ruas, praças e demais espaços locais. A iniciativa é organizada pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, por meio da Diretoria de Pesquisa e Difusão do Patrimônio Cultural (Propat), em parceria com a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

Leia também:

O debate, intitulado “A toponímia ouro-pretana e os potenciais de pesquisa em seus arquivos históricos”, contará com pesquisadoras que investigam como a documentação disponível em arquivos públicos e privados pode revelar aspectos da memória, da identidade e da história local. A proposta é mostrar o valor das fontes primárias para ampliar os estudos sobre a cidade e estimular novas pesquisas.

Criada em 2010, a Jornada acontece a cada dois anos em alusão ao Dia do Patrimônio Cultural Brasileiro, celebrado em 17 de agosto, data de nascimento de Rodrigo Melo Franco de Andrade, mineiro que idealizou o antigo Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Sphan), hoje Iphan. Ao longo das últimas edições, mais de 2.500 proponentes desenvolveram cerca de 5.500 atividades em diferentes regiões do estado, consolidando o evento como um dos principais do calendário cultural mineiro.

As inscrições são gratuitas e com emissão de certificado.

Quer ficar por dentro das principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

Leave a Comment