Lula lança em BH o programa Gás do Povo para 15,5 milhões de famílias

Lula lança em BH o programa Gás do Povo para 15,5 milhões de famílias

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lançou nesta quinta-feira (4), em Belo Horizonte, o programa Gás do Povo, que garante botijão gratuito de 13 kg para 15,5 milhões de famílias em todo o Brasil. A iniciativa deve beneficiar cerca de 50 milhões de pessoas e foi desenvolvida pelo Ministério de Minas e Energia (MME), comandado pelo mineiro Alexandre Silveira.

O lançamento ocorreu no Aglomerado da Serra, a maior favela da capital mineira. Segundo o governo, o Gás do Povo substitui e amplia o Auxílio Gás, triplicando o número de beneficiados. Diferente do modelo anterior, em que o repasse era feito em dinheiro, agora as famílias retirarão diretamente os botijões em revendas credenciadas, medida que, segundo o MME, aumenta a eficiência e a transparência do programa.

“O Gás do Povo combate a pobreza energética, garante alívio no orçamento das famílias que mais precisam e ainda protege a saúde, principalmente de mulheres e crianças que utilizam a lenha, álcool e outros materiais inflamáveis e tóxicos. Agora, o gás de cozinha passa a ser tratado como item essencial”, afirmou o ministro Alexandre Silveira.

Somente em Minas Gerais, 1,2 milhão de famílias serão contempladas, alcançando 3,6 milhões de pessoas e totalizando cerca de 5 milhões de botijões por ano. O benefício será destinado a famílias inscritas no CadÚnico, com renda per capita de até meio salário mínimo, com prioridade para quem já recebe o Bolsa Família. A quantidade de botijões distribuídos dependerá do tamanho da família: até três por ano para dois integrantes; quatro para três membros; e seis para famílias com quatro ou mais pessoas.

Leia também:

A operacionalização do programa contará com diferentes ferramentas: aplicativo do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS), cartão específico do programa, vale impresso em agências da Caixa e lotéricas, ou ainda pelo cartão do Bolsa Família. As revendas participantes terão identidade visual padronizada.

O governo prevê a entrega gradual, com início ainda este ano e alcance total até março de 2026. O Gás do Povo será custeado integralmente com recursos públicos. Para 2025, a Lei Orçamentária Anual já destina R$ 3,57 bilhões à implementação da política. O valor do benefício será definido regionalmente pelos ministérios de Minas e Energia e da Fazenda, com base em dados da ANP, para contemplar as diferenças de preços entre os estados.

Quer ficar por dentro das principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

Leave a Comment