Moradores da comunidade da Bocaina, em Ouro Preto, relataram estar há uma semana sem abastecimento de água. Mensagens e áudios sobre o problema foram enviados à Rádio Real FM, que recebeu o material encaminhado por moradores pedindo apoio para cobrar uma solução da Saneouro.
De acordo com os relatos, os moradores procuraram a empresa responsável pelo fornecimento de água para relatar a falta d’água, mas foram informados de que, por causa da estiagem e da alta demanda, o atendimento estaria sendo direcionado a outras localidades. A resposta causou insatisfação entre os residentes, que alegam pagar mensalmente a taxa básica de serviço mesmo utilizando água de nascente e sem instalação de hidrômetros.
Segundo os moradores, a cobrança feita pela Saneouro demonstra que há um vínculo de prestação de serviço com a comunidade, o que deveria garantir o atendimento emergencial, incluindo o envio de caminhões-pipa em situações de escassez. Eles afirmam que mais de 400 residências estão sendo afetadas pela falta d’água, o que tem comprometido atividades básicas de consumo, higiene e alimentação.
Leia também:
- Menina de 9 anos sofre traumatismo em acidente de bicicleta em Itabirito
- Jovem morre em grave acidente na MG-129 entre Gol e van
Entre os materiais recebidos pela Real FM, há um áudio atribuído a um representante da Saneouro, que teria sido enviado originalmente a um morador e depois repassado à emissora. No conteúdo, o funcionário explica que a empresa estaria priorizando o atendimento a clientes formalmente cadastrados, o que gerou protestos na comunidade.
A Bocaina é abastecida por uma nascente local e, segundo a Saneouro, não integra o sistema regular de clientes da concessionária, pois os moradores optaram por não aderir à instalação de hidrômetros. Por esse motivo, o atendimento emergencial não é feito de forma imediata.
A empresa informou ainda que uma equipe técnica deve ir à comunidade até quarta-feira (8) para avaliar a situação e buscar alternativas para normalizar o fornecimento.
CONFIRA A NOTA DA SANEOURO NA ÍNTEGRA:
A Saneouro informa que recebeu solicitação de caminhão pipa para abastecimento do subdistrito de Bocaina no último final de semana, mas que a frota de caminhões já estava com a rota programada para outras localidades. A empresa lembra que a demanda pelo reforço de abastecimento via pipa está grande em função do período de estiagem e que priorizou, naquele momento, as localidades em que a população é cadastrada como cliente.
Quer ficar por dentro das principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Bacharel em jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), com passagens por Jornal O Espeto, Território Notícias e Portal Mais Minas.
