A Universidade Federal de Ouro Preto inaugurou no último dia 27, o “Espaço Cuidar: Amamentação e Brinquedoteca”, uma
iniciativa do Coletivo Andorinhas em parceria com o Departamento de Engenharia de Minas (Demin), o programa MANU e o projeto Direitos do Consumidor e Alimentação Infantil (Diram).
O novo espaço visa oferecer acolhimento, cuidado e apoio a mães, pais e responsáveis da comunidade acadêmica, garantindo condições adequadas para amamentação e permanência de crianças enquanto os adultos realizam atividades na Instituição.
Leia também:
A professora Tatiana Barreto, do Demin, uma das coordenadoras do espaço, explica que o local atende a uma demanda antiga da comunidade acadêmica. “De servidores técnicos a alunos, professores e terceirizados, temos muitos casos de mães em período de lactação que não encontram um espaço adequado para amamentar ou realizar a ordenha do leite. Hoje, o Espaço Cuidar oferece uma sala de amamentação preparada para esse tipo de situação”, informa.
De acordo com o divulgado pela Ufop, a brinquedoteca também atende situações recorrentes do cotidiano universitário. “Já tivemos casos de estudantes que vêm à noite para a Universidade e deixam a criança com avós ou familiares no carro para poder assistir às aulas e amamentar no intervalo. Isso não é adequado. Agora, o responsável pode trazer a criança para um ambiente equipado com brinquedos, livros, tatame e segurança, onde pode aguardar enquanto o adulto participa também de uma reunião ou atividade acadêmica”, completa.
“A proposta é que o espaço funcione por livre demanda. Teremos um termo de compromisso disponível na portaria e até três crianças podem utilizar a brinquedoteca”, afirmou a professora do Departamento de Ciências Biológicas (Debio) e coordenadora do Coletivo Andorinhas, Gabriela Souza.
Gabriela destacou que “qualquer pessoa da comunidade universitária, servidores, estudantes ou terceirizados, pode acessar o ambiente seguindo as orientações estabelecidas”. Ela esclarece que é necessário lembrar que o espaço não conta com monitores, portanto, é obrigatório que pais ou responsáveis autorizados acompanhem a criança durante todo o período de uso do Espaço Cuidar.
A cerimônia de inauguração contou com a presença de docentes, TAEs e alunos, da vice-reitora, Roberta Fróes, e da reitora da gestão anterior, Cláudia Marliére.
A comunidade pode contribuir com doações de livros infantis e brinquedos para compor o acervo inicial da brinquedoteca.
Quer ficar por dentro das principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Estudante de jornalismo na Universidade Federal de Ouro Preto e estagiária no Jornal Geraes e na Rádio Real FM.
