Neste ano, o Carnaval de Sabará terá o tema “Viva o Patrimônio”, reafirmando a festa como uma das mais importantes manifestações da cultura popular brasileira e destacando a valorização do patrimônio material e imaterial da cidade. A programação começou no último domingo (8) e segue até o próximo dia 17.
O município é reconhecido pela forte tradição carnavalesca, e nesta edição aposta novamente em um modelo de carnaval tradicional, com protagonismo dos blocos caricatos e das bandas que desfilam pelas ruas históricas do município. O evento terá como principal cenário o centro histórico, onde a arquitetura barroca dialoga com o colorido das manifestações visuais do Carnaval e com elementos do sincretismo religioso presentes na cultura local.
Leia também:
Ao todo, cerca de 30 blocos caricatos e grupos tradicionais devem desfilar pelas ruas do centro histórico, além dos blocos que atuam nas regionais da cidade, sendo que alguns desses grupos mantêm atividades ininterruptas há mais de 70 anos. O formato prioriza desfiles com bandas ao vivo, preservando a essência do carnaval de rua como expressão cultural coletiva.
A expectativa da Prefeitura é de que aproximadamente 80 mil pessoas participem da festa ao longo dos dias de carnaval e o impacto econômico direto deve alcançar R$2,4 milhões, beneficiando especialmente os setores de comércio, serviços, alimentação e turismo.
A novidade do ano será o “Guia do Folião”, lançado pela Secretaria de Turismo, um material informativo que reunirá a programação oficial dos blocos com datas, horários e locais de saída, atrativos turísticos em funcionamento e sugestão de locais para alimentação. O Guia visa estimular o turismo responsável e o respeito aos espaços históricos durante o período carnavalesco.
De acordo com a Secretária Jussara Paim, o guia é uma ferramenta fundamental para qualificar a experiência do público durante a festa. “O Guia do Folião foi pensado para facilitar o acesso às informações do carnaval, tanto para quem mora em Sabará quanto para quem nos visita. Ele contribui para uma festa mais organizada, segura e respeitosa com o nosso patrimônio histórico, fortalecendo o carnaval como uma expressão legítima da nossa cultura popular”; destaca Paim.
As atividades são distribuídas pelo Centro Histórico e por diversas regionais do município, como Alvorada, Ravena, Fátima, Pompéu, Vila Santa Cruz, Praça do Barão e região das Nações Unidas. Ao longo dos dias de festa, o público poderá acompanhar desfiles de blocos caricatos e tradicionais, além de apresentações de bandas locais e regionais, DJs, rodas de samba e atrações culturais em diferentes horários.
O prefeito Sargento Rodolfo, reforça o compromisso da gestão; “Preparamos um Carnaval para as famílias. Nossa prioridade é o patrimônio humano, histórico e sensorial. Queremos um evento onde o neto e o avô possam pular juntos e depois desfrutar da nossa culinária, respeitando esse cenário que é único no mundo e motivo de orgulho para todos nós.”
Quer ficar por dentro das principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Estudante de jornalismo na Universidade Federal de Ouro Preto e estagiária no Jornal Geraes e na Rádio Real FM.

[…] Carnaval de Sabará terá o tema 'Viva o Patrimônio' […]