Amanhã (21), o NEABI-UFOP, a Prefeitura de Ouro Preto e Casa do Professor discutem os 20 anos da Lei 10.639/03, que define diretrizes da educação nacional. Evento começará às 18h30 no Anexo do Museu da Inconfidência em Ouro Preto (MG), organizado pela Diretoria da Igualdade Racial.
Leia também: República Partenon anuncia vaquinha para pagar dívidas e manter atividades
O tema do encontro será “O que temos para comemorar?”. Dessa forma, reunirá especialistas em educação e discutirá a obrigatoriedade da inclusão da temática “História e Cultura Afro-Brasileira” no currículo oficial da rede brasileira. Ela tornou obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana nas escolas de todo o país, em todos os níveis de ensino, incluindo a educação infantil, o ensino fundamental, o ensino médio e o ensino superior. Contudo, isso não se refletiu na realidade.
Além de refletir sobre os 20 anos da Lei 10.639/03, o evento também contará com uma mesa-redonda que discutirá a importância do ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena nas escolas. Por isso, a mesa-redonda será composta por Sales Augusto dos Santos, representante do NEABI-UFOP, e pelo JR Rapper.
Leia também: “O que é uma tarifa justa?” questiona superintendente da Saneouro sobre cobranças abusivas
O evento ainda contará com a apresentação cultural do grupo de capoeira Ânsia de Liberdade. O grupo representa as raízes africanas presentes na cultura brasileira. A iniciativa é uma oportunidade para que a comunidade local e acadêmica possam se reunir e refletir sobre a importância da valorização da cultura afro-brasileira e indígena na formação educacional dos brasileiros.
Para acessar maiores informações, acesse o site do Neabi, e os instagrans: @neabiufop e @projetopreparafro. Além do Facebook: NEABI – Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Pois então Siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Jornalista formado pela Universidade Federal de Ouro Preto, com passagens por Esporte News Mundo, Blog 4-3-3 e Agência Primaz.
[…] 20 anos da Lei de diretrizes básicas da educação é pauta de discussão em Ouro Preto […]