ALMG solicita estudos e Ouro Preto pode ser sede de Aeroporto

ALMG solicita estudos e Ouro Preto pode ser sede de Aeroporto Regional de Confins

Nesta terça-feira (02), a Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas (CTCO) aprovou o Requerimento 1.224/23, que solicita informações sobre os estudos para a implantação do Aeroporto Regional de Confins, em Glaura, distrito de Ouro Preto. O requerimento foi apresentado pelo governo do estado.

Leia mais: Aluno tem matrícula indeferida no IFMG Ouro Preto e reverte na justiça

Ele visa e visa obter informações detalhadas sobre os estudos que estão sendo realizados para a implantação do aeroporto, que promete trazer inúmeros benefícios para a região. O presidente da CTCO, deputado estadual Thiago Cota, destacou a importância do Aeroporto Regional de Confins para o fomento do turismo na Região dos Inconfidentes. De acordo com Cota, Ouro Preto é reconhecida mundialmente pela sua rica história e patrimônio cultural. O acesso facilitado por meio do aeroporto irá contribuir para que mais pessoas possam conhecer o município, o que irá gerar empregos e renda para a região.

Recentemente, o prefeito de Ouro Preto, anunciou que a cidade não irá disputar a construção de um novo aeroporto. Ao Galilé, ele firmou que apoiará a reforma e ampliação do Aeroporto das Bandeirinhas, localizado em Conselheiro Lafaiete, que fica a cerca de 50 km de distância da cidade. Contudo, falou sobre o Aeroporto de Glaura:

“No meu governo anterior, eu cheguei a desapropriar um terreno, no distrito de Glaura, para implantação de um aeroporto em Ouro Preto. Mas na verdade era uma pista de pouso. Porque nem tinha condição de fazer uma pista muito extensa, era um para aviões de menor porte. Mas isso não foi adiante, pois o governo alterou todas essas programações e o prefeito que me sucedeu, desfez a desapropriação, então nós perdemos aquela oportunidade”, disse Angelo Oswaldo ao Jornal Galilé.

 Quem também falou sobre o tema foi o Deputado Alencar da Silveira Jr (PDT), que reivindicou a construção de um aeroporto para o município de Ouro Preto. Segundo Alencar, o volume turístico da Região dos Inconfidentes exige maior alternativas de rotas:

“O meu sonho majoritário para Região dos Inconfidentes enquanto deputado, é um aeroporto em Ouro Preto. Estamos brigando para a construção de um aeroporto na cidade, há muito tempo. O turismo pede um aeroporto em Ouro Preto. Tem anos e anos que estou efetuando essa reivindicação. E apresento nessa comissão hoje. Precisamos de aeroporto em Ouro Preto na região dos Inconfidentes. Como Belo Horizonte está desse jeito, temos a necessidade para alavancar o turismo em Ouro Preto ponto”, disse em plenário.

Leia mais: “Transbordar”: exposição do Museu Boulieu apresenta a moda andina

Quanto a esse requerimento aprovado na terça, o deputado Thiago Cota acredita que a cidade de Mariana também pode ser beneficiada com a implantação do Aeroporto Regional de Confins em Glaura, distrito de Ouro Preto. Segundo o parlamentar, a nova infraestrutura pode contribuir para fortalecer o calendário cultural da cidade e atrair mais turistas.

Os estudos para a implantação do aeroporto preveem os impactos sociais, econômicos e ambientais da obra, demonstrando a preocupação da Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas com a sustentabilidade do projeto.

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

2 Thoughts to “ALMG solicita estudos e Ouro Preto pode ser sede de Aeroporto”

  1. […] início do mês, a CTCO aprovou o Requerimento 1.224/23, que solicita informações sobre os estudos para a implantação do Aeroporto Regional de Confins, […]

Leave a Comment