A Associação das Mantenedoras e Produtoras do Pastel de Angu de Itabirito (AMAPPAI) foi oficialmente reconhecida como de utilidade pública por meio da Lei nº 4146/2024.
De autoria do vereador Léo do Social (PSDB), a iniciativa reforça o papel cultural, econômico e social da associação na preservação do patrimônio imaterial da cidade. Com sede no bairro Capanema, em Itabirito, a AMAPPAI foi fundada em 31 de agosto de 2023 com a missão de preservar, promover e valorizar o pastel de angu, uma iguaria típica da região.
A declaração de utilidade pública ressalta a relevância da associação em diversas frentes, como a proteção da tradição, já que a AMAPPAI trabalha para preservar as receitas originais e modos de preparo do pastel de angu, perpetuando o legado artesanal da iguaria, assim como pelo apoio às produtoras.
Leia também:
Por meio de eventos e ações de divulgação, a associação destaca o pastel de angu como referência cultural e atrativo turístico, movimentando a economia da cidade. A associação ainda incentiva práticas sustentáveis.
“Com essas ações, a AMAPPAI reforça a identidade cultural da cidade e valoriza o patrimônio imaterial de Itabirito, preservando uma tradição que é orgulho da nossa gente”, comenta Léo do Social.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Estudante de jornalismo na Universidade Federal de Ouro Preto e estagiária no Jornal Geraes e na Rádio Real FM.