Com apoio da Pedreira Irmãos Machado, acontece nos dias 8 e 9 de julho (sábado e domingo) a 1ª Cavalhada Feminina de Amarantina, distrito de Ouro Preto. O evento acontece no campo da Associação dos Cavaleiros Mestre Nico, de São Gonçalo do Amarante. Às 15h do sábado terá a Cavalgada dos Patrões. À noite, por volta das 19h30, será o desfile da Miss Country 2023 e para fechar o dia, show com Pura Fama.
O domingo será um dia histórico para Amarantina. As festividades começam às 10h, com a Cavalgada das Patroas. Às 12h30, acontece a chegada da Cavalgada (tropeiro). Às 15h, é a vez do cortejo das Amazonas e da banda Sociedade Musical União Social, de São Gonçalo do Amarante.
A 1ª Cavalhada Feminina começa às 15h30, com uma apresentação histórica no campo da Associação dos Cavaleiros Mestre Nico, de São Gonçalo do Amarante. Após a apresentação, acontece o show de forró Manguacêra.
Leia mais: Ideal e 1º de Maio goleiam na estreia do campeonato feminino de Mariana
As cavalhadas e tradições em Amarantina
As cavalhadas representam uma forma tradicional de representação teatral e folclórica, com origem na Península Ibérica. Mas que também possui presença em algumas regiões do Brasil. Essa manifestação cultural retrata uma batalha medieval entre cristãos e mouros.
Desse modo, as cavalhadas envolvem encenações com cavaleiros montados em cavalos, vestidos com roupas coloridas e armaduras, representando os cavaleiros cristãos e mouros. Ademais, durante a encenação, os cavaleiros realizam diversas acrobacias e simulações de combate, como justas e duelos.
A encenação das cavalhadas, geralmente, ocorre em uma praça ou campo aberto, sendo acompanhada por música, danças e outros elementos festivos. A representação segue uma narrativa tradicional que envolve a conquista cristã sobre os mouros.
No Brasil, as cavalhadas são especialmente populares em algumas regiões, como o estado de Goiás, onde a cidade de Pirenópolis é conhecida por suas tradicionais cavalhadas que acontecem durante as festividades do Divino Espírito Santo.
Por fim, as cavalhadas são consideradas um importante patrimônio cultural e histórico, preservando tradições e representando uma forma de entretenimento e celebração da cultura popular.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Jornalista formada pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Atua na Real FM pela editoria de esportes e é apresentadora do Papo de Bola (Escola da Bola) e da Live Jay Sports.
[…] Amarantina terá sua 1ª Cavalhada Feminina no domingo […]