O América venceu a Tombense no último final de semana e definiu seu próprio adversário. A 516 km de distância, no Espírito Santo, o Cruzeiro precisava vencer o Democrata- SL para garantir a classificação. Mas, a raposa teve que se contentar com o empate por 1×1, e o torcedor Cruzeirense relembrou os tempos em que comemorava gols de Wellington Paulista. De forma geral, o time, sob o comando de Vagner Mancini, terminou a fase de grupos de forma invicta. Em oito partidas, venceu 5, empatou 3 e manteve o aproveitamento de 75%.
A equipe do Tombense começou com a vitória, Marcelinho marcou para a equipe vermelha e branca. Mas, Wellington Paulista marcou duas vezes, e Everaldo fechou o placar favorável ao coelho. A vitória, favoreceu o Cruzeiro e definiu o clássico nas semifinais. Com a definição, em Sete Lagoas, o Cruzeiro é mandante no jogo de ida, e o América possui as vantagens por fazer uma melhor campanha.
América x Cruzeiro: o histórico do confronto
O clássico entre Coelho e Raposa acontece desde 1921, nos tempos de Palestra Itália. Os dois primeiros confrontos foram favoráveis ao alviverde: vitórias por 2×0 e 4×3. No entanto, na somatória dos 262 jogos, o Cruzeiro é mais vitorioso com 116 vitórias. Empates foram 79, e o segundo melhor colocado no campeonato mineiro, venceu 67. Mas, como mandante, o alviverde tem um melhor retrospecto: venceu 41 dos 114 jogos, o azul-celeste venceu 36, os demais 37 jogos foram empates.
No entanto, como visitante, o América acumula um número expressivo de derrotas. Em 148 jogos, são 80 vitórias do Cruzeiro, contra 27 do decacampeão, e 42 empates. Atualmente, o Coelho faz a melhor sequência, com 6 vitórias em 7 jogos contra o time azul e branco. No próximo sábado, Pezzolano e Vagner Mancini realizam o jogo de número 263 entre os times e começam a desenhar o caminho rumo a final do Campeonato Mineiro.
+ Elenco à prova: Atlético terá quatro jogos decisivos em 10 dias
72 horas depois: mais uma decisão
Vagner Mancini prepara a equipe para uma série de decisões já no ínicio da temporada. Além da busca pela final do Campeonato Mineiro, no sábado (11), já na terça-feira (14), o Coelho recebe o Santa Cruz no Independência em partida válida pela segunda fase da Copa do Brasil. Diferente da primeira fase, para embolsar o R$1,9 milhão, em caso de resultados iguais no tempo regulamentar, o classificado será definido nas penalidades.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Pois então Siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Jornalista formada pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Atua na Real FM pela editoria de esportes e é apresentadora do Papo de Bola (Escola da Bola) e da Live Jay Sports.