Por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, o governo de Minas planeja colocar os sabores da comida mineira em lugar de destaque ao longo do ano. Através do projeto “Ano da Cozinha Mineira – Clássica e Contemporânea”, há um conjunto de iniciativas para promover, capacitar e fortalecer o patrimônio gastronômico mineiro.
O projeto foi lançado na terça-feira (12), no primeiro dia do 6º Encontro de Gestores de Cultura e Turismo de Minas Gerais. Ele também acontece hoje (13) no Grande Teatro Cemig Palácio das Artes. Assim, um dos objetivos seria a promoção da cozinha mineira no Brasil e no exterior.
Em 2024, as atividades contam com participação em 17 feiras nacionais e 15 eventos internacionais, sempre com um chef mineiro convidado. As programações visam o destaque à culinária mineira clássica e contemporânea, em parceria com a Codemge. Além disso, entre o fim de fevereiro e início deste mês, Minas Gerais já marcou presença em eventos em Lisboa e Berlim.
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Ano da cozinha mineira
Em seguida, há também a criação da Semana da Gastronomia Mineira. O evento é uma parceria com a Frente da Gastronomia Mineira (FGM), Sebrae Minas, Fecomércio MG, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Minas Gerais (Abrasel-MG) e faculdades de gastronomia. Nesse sentido, a Secretaria de Cultura também está investindo na capacitação dos profissionais da área, com iniciativas como o 1º Seminário da Cozinha Mineira Contemporânea, que deve ocorrer em Tiradentes, no mês de agosto, em parceria com o Sebrae Minas.
Para o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas de Oliveira, o projeto envolve um trabalho conjunto entre secretarias de Estado e parceiros. Ele reafirma o propósito de fomentar e estimular a Cozinha Mineira em todo o Brasil e também no mercado estrangeiro.
Por fim, vale lembrar que o projeto “Ano da Cozinha Mineira – Clássica e Contemporânea” inclui ações, também em conjunto com o Sebrae Minas, de capacitação das pequenas empresas de alimentação das Rotas Gastronômicas que serão lançadas ao longo do ano. Ademais, segundo a Agência Minas, há uma parceria com o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) para identificação e capacitação para legalização das cachaças de alambique e desenvolvimento de experiências gastronômicas e turísticas.
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Jornalista em formação pela Universidade Federal de Ouro Preto. Fascinada pela arte da comunicação e seus desdobramentos. Estagiária no Jornal Galilé e na Rádio Real FM.
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