Na última semana, o Jornal Galilé produziu a reportagem sobre os moradores que denunciam a superlotação e a incompatibilidade de horários para atender a demanda da população usuária de ônibus do distrito de Antônio Pereira. As imagens, registram um transporte público lotado e os comentários nas redes sociais, reforçam o quão deficitário está o transporte público an região dos Inconfidentes.
Isto posto, na reunião da Câmara do dia 27/07, o vereador Vander Leitoa (SOLIDARIEDADE), apresentou a representação 154/2023. A saber, que solicita reforços na linha Antônio Pereira x Mariana e vice-versa:
“Estamos fazendo esse pedido, mais uma vez, pedindo encarecidamente a Transcotta, a respeito dos alunos, dos funcionários de empresas. Haja visto o aumento do público flutuante no distrito e em toda a região. Quem passa por Mariana vê a super-lotação na estrada. E, com isso, os alunos estão perdendo os horários, pessoas perdendo horário de trabalho. Então, se a empresa não tem interesse ou não quer melhorar, não quer prestar assistência do mínimo, do básico, que ela abra mão daquilo e passe para outra empresa. Não pode é ficar dessa maneira. Não tem estrutura. Já pedimos, conversamos, fizemos reuniões com a Transcotta e a coisa não é resolvida”, declarou o vereador de Antônio Pereira.
Leia também: Peñarol de Ouro Preto é campeão mineiro de Fut7
O transporte em Antônio Pereira e SEINFRA
Em nota, a Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias de Minas Gerais (Seinfra- MG) não existem reclamações sobre o caso em 2023 na secretária ou no DER-MG:
A Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) esclarece que de acordo com o Sistema de Gerenciamento do Transporte Coletivo Rodoviário Intermunicipal, a linha que faz o percurso entre Mariana e Antônio Pereira opera com 220 viagens semanais, com intervalos de 30 e 60 min. Em análise realizada pela Diretoria de Gestão do Transporte Intermunicipal, consta o registro de operação de todas as viagens programadas.
Cabe destacar que, conforme banco de dados de registros de ocorrências, não foi verificada, até a presente data, nenhuma reclamação de usuário nos canais da Ouvidoria e/ou do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) para o ano de 2023.
Reforçamos que os passageiros do sistema de transporte intermunicipal podem contribuir com sugestões de melhorias utilizando os canais oficiais de atendimento: telefone da Ouvidoria Geral do Estado (OGE) – 162 / Opção 9 e do whatsapp da OGE (31) 3915.2022; além do site do DER-MG – www.der.mg.gov.br – em Fale Conosco e no e-mail de atendimento do DER-MG ao cidadão: atendimento@der.mg.gov.br e ainda por meio do aplicativo para celular Mg App.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Jornalista formada pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Atua na Real FM pela editoria de esportes e é apresentadora do Papo de Bola (Escola da Bola) e da Live Jay Sports.
[…] Vereador Vander Leitoa apresenta representação sobre transporte público em Antônio Pereira; SEI… […]