Apenas 18 famílias estão cadastradas na Tarifa Social da Saneouro, de acordo com dados da concessionária. O benefício é dispobibilizado para pessoas com baixa renda. Esse número é alarmante, já que cerca de 12 mil famílias estariam possivelmente habilitadas para receber o benefício segundo o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (Cadúnico). Os números são relativos a janeiro e indicam que 7.451 dessas famílias estão com os cadastros atualizados.
+Ouro Preto: mais de 4 mil famílias vivem em situação de extrema pobreza no município
A Tarifa Social é uma iniciativa da Saneouro que oferece descontos significativos na tarifa de água para famílias de baixa renda. O benefício vai abaixar conta de acordo com o consumo.
De acordo com o superintendente da empresa, Evaristo Bellini, todos os cadastrados no CadÚnico podem solicitar acesso ao benefício. Em entrevista exclusiva ao Galilé, ele questionou a falta de adesão ao programa: “Então isso para nós é um negócio assim que não entra na nossa na nossa cabeça, né? Como que né muitos políticos falam que é uma cidade que não tem condições de pagar uma conta de água, mas no entanto, um programa de bem estar social, a gente vê uma pouca adesão de famílias nesse programa? Porque é pouca procura e é pouca ocasião em que as pessoas não se enquadram.”
Contudo, não é garantido que uma família cadastrada em algum programa social automaticamente tenha direito ao programa. Porém, nos últimos meses a empresa está flexibilizando os requisitos, tornando o Cadúnico como um dos principais fatores para disponibilizar o desconto.
O QUE EXPLICA A FALTA DE ADESÃO AO TARIFA SOCIAL DA SANEOURO?
Os números indicam um fracasso da campanha do Tarifa Social. E de acordo com a própria Saneouro, não faltaram investimentos em marketing. Contudo, e Evaristo crê que parte desta falta de adesão se deve ao medo das famílias de perder algum outro benefício, o que não acontece.
+Ouro Preto: tarifa da Saneouro compromete até 40% da renda familiar, diz estudo
Outro ponto que pode explicar é a indicação no contrato de concessão que prevê que apenas 5% das tarifas cobradas poderiam se enquadrar no benefício. Evaristo Bellini afirmou que a Saneouro não usa mais esse número como referência, abrindo margem para mais famílias.
“Muito se fala que no contrato diz que apenas 5% da matrícula. Isso já caiu. A Saneouro ela não tá limitando mais o número de famílias da tarifa social.” disse Evaristo ao Galilé.
Veja os requisitos para enquadramento no Tarifa Social e os dados flexibilizados:
O solicitante deve ser o titular da conta e estar classificado na categoria residencial;
• Estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal;
• Renda familiar mensal per capita de até meio salário-mínimo nacional;
• Consumo médio de energia elétrica até 100Kwh/ por mês; (Flexibilizado, há uma margem de tolerância da empresa)
• Consumo de até 20 (vinte)m³ de água por mês; (Flexibilizado, há uma margem de tolerância da empresa)
• Atualização anual dos dados cadastrais e não ter débitos a mais de 90 dias na Saneouro;
• Após falta de pagamento das faturas por três meses o benefício é cancelado.
Documentos necessários:
• Apresentar RG e CPF;
• Certidão de nascimento dos filhos (menores de 18 anos);
• Fatura de água recente e paga;
• Conta de energia elétrica recente;
• Carteira de trabalho de todos os moradores da casa maiores e 18 anos, mesmo que esses não estejam registrados;
• Se houver algum aposentado ou pensionista na casa, trazer o cartão de recebimento e um recibo atual que comprove o valor do referido benéfico;
• Cartão do CadÚnico e cartão do Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social – BPC
Fonte: site da Saneouro.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Jornalista formado pela Universidade Federal de Ouro Preto, com passagens por Esporte News Mundo, Blog 4-3-3 e Agência Primaz.
[…] Apenas 18 famílias estão inscritas no tarifa social da Saneouro […]
[…] Leia também: Apenas 18 famílias estão inscritas no tarifa social da Saneouro […]