O mês de dezembro começou com menos chuva do que os 30 dias anteriores na Região dos Inconfidentes. Com precipitações concentradas principalmente à noite, os dias têm sido marcados por calor e céu aberto. No entanto, segundo a previsão do tempo, a partir de hoje as tempestades devem retornar a Ouro Preto, Mariana e Itabirito.
De acordo com a Estação Alpha, do projeto @MarianaNatureQuest, a previsão indica que entre hoje e quinta-feira as pancadas de chuva podem acumular quase 50 mm. O maior volume está previsto para amanhã, com mais de 25 mm.
Leia também:
- Bloco Zé Pereira traz pitada de Carnaval para o Natal de Ouro Preto
- Polícia prende suspeito de envolvimento em triplo homicídio em Ouro Preto; saiba mais sobre o caso
A região enfrentou extremos climáticos ao longo do ano. Entre abril e outubro, a seca intensa resultou na ausência de precipitações relevantes, o que aumentou o número de queimadas e gerou uma sensação de ar irrespirável nas três cidades.
Desde meados de outubro, a frequência das chuvas trouxe alívio, mas também agravou problemas, especialmente em Ouro Preto. Um estudo recente apontou que o município, reconhecido como Patrimônio Mundial, lidera o ranking nacional em áreas de risco geológico.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe
Jornalista formado pela Universidade Federal de Ouro Preto, com passagens por Esporte News Mundo, Blog 4-3-3 e Agência Primaz.