A Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais realizou sua reunião na tarde desta sexta-feira, dia 20 de outubro, na cidade de Itabirito, como parte das celebrações do centenário de emancipação política do município. Com a participação maciça dos municípios membros, o encontro contou com a presença de diversos prefeitos, vice-prefeitos e secretários municipais de cultura e turismo, acontecendo na Casa de Cultura maestro Dungas. A antiga Itabira do Campo, um distrito de Ouro Preto, ofereceu uma calorosa recepção aos municípios da Associação e seus representantes.
A abertura do evento incluiu uma mesa de autoridades composta pelo prefeito de Itabirito, Orlando Caldeira; o vice-prefeito de Itabirito, Elio da Mata Santos; o presidente da Associação e prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo; o promotor de Justiça, Marcelo Maffra; e a secretária de Cultura, Turismo e Patrimônio, Júnia Guimarães Melillo.
- Leia também:
- Prefeitura de Ouro Preto emite Carteira de Identificação da Pessoa com Espectro Autista
- Confira a programação do Festival Gastronômico de Ouro Preto
O evento contou com palestras e apresentações do Ministério Público de Minas Gerais – MPMG, com o promotor de justiça e coordenador de Proteção ao Patrimônio Cultural do MPMG, Marcelo Maffra, e a arquiteta do Ministério, Andréa Lanna. Eles discutiram a atuação de duas décadas do Ministério na preservação do patrimônio cultural e histórico de Minas Gerais, além de apresentar o projeto “Minas para Sempre” e solicitar maior engajamento dos municípios no Projeto e na plataforma Sementes, destinada a apoiar projetos de restauração de bens tombados e históricos do Estado.
A seguir, as responsáveis pela publicação do livro de divulgação do destino turístico das Cidades Históricas, da editora Lucca, Cristiane Maria e Silvana Terenzi, apresentaram o projeto editorial do livro e enfatizaram a importância da participação de todas as cidades no fornecimento de fotos e pesquisas para o livro.
Um dos momentos mais significativos do encontro foi a homenagem da Associação à sua colaboradora histórica, Ana Alcântara, que recebeu flores e um reconhecimento público por sua contribuição para os municípios e a Associação. Também foi homenageado o prefeito de Ouro Preto e presidente da Associação, Angelo Oswaldo, que recebeu a medalha comemorativa do centenário de emancipação de Itabirito do prefeito anfitrião.
Após as homenagens, houve uma reunião de trabalho da Associação, na qual foram solicitados cursos de capacitação para os municípios, visando à inscrição e à formulação de projetos para as leis de incentivo à cultura. Além disso, foram anunciadas parcerias com a UFOP a serem concretizadas nos próximos dias, e foi informado o retorno à Associação das cidades de Ouro Branco e Nova Lima.
O evento foi encerrado com uma belíssima apresentação do Coral Canarinho de Itabirito, que completa 50 anos de história e música na cidade de Itabirito e na região dos Inconfidentes neste ano.
A cidade de Catas Altas solicitou à Associação que a próxima reunião seja realizada em seu município.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Jornalista formado pela Universidade Federal de Ouro Preto, com passagens por Esporte News Mundo, Blog 4-3-3 e Agência Primaz.