A vitória do Atlético contra o Flamengo no Maracanã trouxe, de maneira factível, a chance do time mineiro disputar o título do Brasileiro até a última rodada. Além dos 3 pontos para o Galo, a exibição de gala do time de Felipão colocou o alvinegro como o postulante mais próximo do Palmeiras, atual líder.
Segundo o Instituto de Matemática da UFMG, o Palmeiras tem 85,9% de chances de se sagrar bicampeão brasileiro de forma consecutiva, enquanto o Atlético vem logo atrás com 5,8% de chances. O Botafogo, que liderou o campeonato por 29 rodadas, vem na sequência com 3,5% e o Flamengo que também vinha em ascenção, agora tem 2,5% de probabilidade de se sagrar campeão.
Leia também:
- ‘Purple Drank’: polícia encontra receitas falsas e remédios controlados em Ouro Preto
- Hotel Vila Galé de Ouro Preto ficará pronto ano que vem; veja como serão os quartos
A ascensão do time Galo no Brasileirão ocorreu exatamente nesta reta final, com uma sequência de 8 jogos sem derrota, incluindo vitórias cruciais contra equipes que lutam pelos mesmos objetivos. Destacam-se os triunfos sobre Grêmio, Bragantino e Flamengo, três confrontos diretos que escalaram o alvinegro de Minas rumo à disputa pela taça.
O DESFILE NO MARACANÃ
Quanto ao desfile no Maracanã, a vitória do Atlético contra o Flamengo na última quarta-feira (29) foi um verdadeiro espetáculo à lá Felipão. A equipe entrou com um plano de jogo bem definido: punir os erros do rubro-negro carioca, e se possível, o mais rapidamente possível. Assim ocorreu quando Paulinho, o artilheiro do campeonato, abriu o marcador, surpreendendo Tite.
A partir daí, o Atlético seguiu a receita vencedora de Luiz Felipe: muita entrega na marcação, vitória nos duelos individuais e velocidade para contra-atacar, contando com jogadores como Paulinho, Hulk e, especialmente, a flecha Edenílson. O segundo gol veio acompanhado da tranquilidade mineira e do desespero dos cariocas.
Rubens, o jovem e criticado jogador, fechou o marcador em mais um contra-ataque, selando o resultado em 3 a 0 e uma comemoração intensa. O Atlético agora enfrenta o São Paulo na Arena MRV e o Bahia na Fonte Nova, dois desafios distintos, mas o time de Felipão está oficialmente na briga pelo título.
Felipão, conhecido como uma velha raposa do futebol, sabe conter os ânimos para seguir trabalhando pelo triunfo maior. Em suas palavras pós-jogo: “Tomara que a gente faça a nossa parte. A outra parte não é nossa. Vamos fazendo o que podemos. Já estamos classificados entre os seis primeiros, brigando pelos quatro, que nos daria uma possibilidade maior na Libertadores. Seria um tipo de pote com os adversários em mais condição. Brigar por um lugar maior que esse temos que fazer o nosso trabalho, que é o que estamos fazendo. Os outros que joguem.”
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Jornalista formado pela Universidade Federal de Ouro Preto, com passagens por Esporte News Mundo, Blog 4-3-3 e Agência Primaz.