Em reunião da Comissão de Desenvolvimento Econômico da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizada ontem (18), foram discutidas as mudanças para aquisição da CNH. A reunião foi solicitada pelo deputado Leonídio Bouças (PSDB) e aconteceu no auditório José Alencar.
“As medidas atingem em cheio empresas, autoescolas e clínicas, sem debate e sem discussão com as partes envolvidas. Isso vai atingir muitas pessoas, e o povo, que deveria ser beneficiado, não será. As pessoas ainda não entenderam que haverá risco para a segurança, destruição de toda uma cadeia e perda de autonomia dos estados”, afirmou Leonídio.
Leia também:
Durante o debate, diversos temas foram alvo de críticas, como: a baixa de veículos, falta de equidade na distribuição de vistorias em regionais de Belo Horizonte, instabilidade no sistema digital da Prodemge e as novas regras para tirar carteira de habilitação.
De acordo com o divulgado, Natália Cazarini, presidente do Sindicato das Empresas de Vistorias de Identificação Veicular, apresentou alguns entraves do setor, afirmando que as vistorias de baixa de veículo não conseguem chegar às ECVs quando envolvem veículos de baixa circulação, além de criticar a unificação dos procedimentos nas Unidades de Atendimento Integrado (Uais), pois uma unidade não aceita um laudo de veículo que tenha sido emplacado em outro município.
Além disso, o diretor do Sindicato das empresas de Vistorias de Identificação Veicular e Motores de Minas Gerais, Bruno Matos, denunciou que Belo Horizonte é a única capital em que empresas com a mesma infraestrutura recebam demandas de trabalho muito diferentes apenas por estarem em regionais distintas.
Após a discussão, foi aprovado o requerimento direcionado a diversos órgãos estaduais para que Minas Gerais entre com liminar contra a medida provisória federal.
Confira a as mudanças que foram alvo críticas, através da Medida Provisória nº 1.327/2025 e da Resolução Contran nº 1.020/2025.
Quer ficar por dentro das principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Estudante de jornalismo na Universidade Federal de Ouro Preto e estagiária no Jornal Geraes e na Rádio Real FM.

[…] Autoescolas de MG alegam prejuízos após novas regras da CNH […]