A Prefeitura de Ouro Preto repassou R$ 40 mil à Bandalheira Folclórica Ouropretana para a compra de 69 novos instrumentos musicais. O investimento foi viabilizado pelo Programa Pró-Comunidade e é fruto de emenda parlamentar do deputado estadual Alencar da Silveira Jr. (PDT), indicada pela vereadora Lilian França (PP). A entidade ficará responsável pela execução do recurso e posterior prestação de contas ao município, que por sua vez enviará o relatório ao Tribunal de Contas do Estado.
O presidente da Bandalheira, Pedro Ivo, afirmou que o repasse atende uma demanda relacionada ao crescimento contínuo do grupo. Ele destacou o aumento no número de participantes e a necessidade de ampliar a estrutura musical. “A Bandalheira, graças a Deus, tem crescido ano a ano. Mais pessoas têm se juntado a nós nessa alegria e nessa tradição. No último carnaval, tivemos cerca de 350 componentes. Foi algo que nos impressionou, porque todo mundo percebeu o tamanho da Bandalheira e o quanto ela vem se fortalecendo.”
O prefeito Angelo Oswaldo (PV) ressaltou que o apoio ao grupo decorre da articulação entre Legislativo e Executivo. Ele observou o papel da Bandalheira no Carnaval e em outras atividades culturais do município. “Apoio especial à Bandalheira, por uma emenda parlamentar dos deputados Pinheiro e Alencar da Silveira. A Bandalheira abre o Carnaval de Ouro Preto, participa do Carnaval e sai também ao longo do ano em diferentes oportunidades. A Bandalheira Folclórica Ouropretana está no coração do povo de Ouro Preto.”
Leia também:
- Chuva forte volta a alagar ruas do Barro Preto, após apenas 20 minutos
- Ouro-pretana faz maquiagem para simulado de acidente de avião em BH
A vereadora Lilian França (PP), autora da indicação da emenda, afirmou que o repasse representa um reconhecimento ao trabalho do grupo e reforça a necessidade de apoio financeiro para sua continuidade. “É a primeira vez que a Bandalheira recebe um recurso financeiro para aprimorar o que já oferece ao município. Para participar, a pessoa só precisa estar com camisa branca, calça preta e gravata, e escolhe o instrumento com o qual tem habilidade para entrar na composição.”
O repasse integra ações de apoio a grupos culturais por meio de parcerias entre poder público, sociedade civil organizada e entidades tradicionais do município.
A Bandalheira é um dos grupos folclóricos mais tradicionais e conhecidos da cidade de Ouro Preto, no qual seus integrantes, devidamente uniformizados e com um penico na cabeça, marcham em ritmo forte pelas ruas da cidade tocando instrumentos de todas as épocas em perfeita sintonia e levando alegria, música e irreverência por onde passa.
Quer ficar por dentro das principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Bacharel em jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), com passagens por Jornal O Espeto, Território Notícias e Portal Mais Minas.
