As barragens Doutor, em Ouro Preto, e Dicão Leste, em Catas Altas tiveram seus níveis de emergência retirados pela Agência Nacional de Mineração (ANM). As estruturas estavam em nível 1 de emergência e agora receberam Declaração de Condição de Estabilidade (DCE) positiva, o documento técnico que atesta a segurança da estrutura.
Na barragem Doutor, na Mina Timbopeba, os avanços nas obras de descaracterização contribuíram para o aumento da segurança da estrutura. Além disso, houve a instalação de novos instrumentos que permitiram a obtenção de informações mais precisas sobre a estrutura.
Leia também:
Doutor é uma das 12 estruturas a montante que estão sendo descaracterizadas pela Vale como parte do Programa de Descaracterização da empresa. Desde 2019, das 30 estruturas previstas, 18 (quinze em Minas Gerais e três no Pará) já foram eliminadas, o que equivale a 60% do total. A previsão é concluir a obra da barragem Doutor em 2029.
Já a barragem Dicão Leste, que fica na Mina Fazendão, passou desde 2020 por melhorias e adequações, além de estudos que indicaram melhoras nas condições de estabilidade. Esses avanços permitiram a sua Declaração de Condição de Estabilidade (DCE) positiva em setembro.
No mês passado, a barragem 6, da Mina de Águas Claras, em Nova Lima, também teve a sua retirada de nível pela Agência Nacional de Mineração (ANM).
Quer ficar por dentro das principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Estudante de jornalismo na Universidade Federal de Ouro Preto e estagiária no Jornal Geraes e na Rádio Real FM.

[…] Barragens em Ouro Preto deixam estado de emergência […]