Berço de Mariana, bairro ‘Prainha’ ganha destaque em exposição permanente da Câmara

Berço de Mariana, bairro 'Prainha' ganha destaque em exposição permanente da Câmara

A cidade de Mariana não nasceu no Centro Histórico, mas sim no hoje chamado bairro Santo Antônio, conhecido como Prainha. Foi lá que os primeiros mineradores encontraram as pepitas de ouro que culminaram na instalação da Vila. Hoje, o bairro passa por alguns problemas estruturais e ainda que próximo do centro, não recebe a mesma atenção.

Entretanto, a exposição permanente que conta a história da Câmara de Mariana e sua relação com a cidade, o bairro aparece em imagens e sons. No documentário que expõe falas de historiadores, o cineasta Marcelo Belém reservou um espaço para abordar a importância da Prainha na concepção do que é a cidade.

Berço de Mariana, bairro 'Prainha' ganha destaque em exposição permanente da Câmara
A Capela de Santo Antônio é o primeiro templo religioso de Minas Gerais. Foto: Bruno Willens

As belas imagens do bairro são acompanhadas de um trilha sonora especial. Em uma tomada de drone, por todo o bairro, surge a música de Kinte, rapper que morou no bairro Santo Antônio e escreveu a letra de Noiz que tá, que pede atenção para a localidade.

Em entrevista ao Jornal Geraes, Caio Duarte, o Kinte, expressou sua satisfação em fazer parte do documentário. “É uma honra representar um pedaço da arte periférica de Mariana, especialmente falando do bairro Santo Antônio, onde a cidade me afetou. A música é uma visão infantil, de esperança, que reflete o impacto do bairro na minha vida e na história de Mariana”, disse o rapper.

Leia também:

Kinte também destacou a importância cultural do bairro e a necessidade de maior valorização. “Embora seja o primeiro bairro de Mariana e tenha a primeira capela da cidade, a Prainha é negligenciada. É um bairro trabalhador, onde as pessoas criam seus filhos e têm seu espaço de lazer. A cidade precisa repensar a sua relação com esse lugar tão significativo”, concluiu.

Berço de Mariana, bairro 'Prainha' ganha destaque em exposição permanente da Câmara
O rapper Kinte, compositor da música que homenageia o bairro Prainha. Foto: Igor Varejano

A exposição “Nos Trilhos do Tempo” está aberta todos os dias, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

One Thought to “Berço de Mariana, bairro ‘Prainha’ ganha destaque em exposição permanente da Câmara”

  1. […] Berço de Mariana, bairro 'Prainha' ganha destaque em exposição permanente da Câmara […]

Leave a Comment