Será realizada a 100º Batalha da Pracinha, em homenagem ao centenário de emancipação de Itabirito. O objetivo principal é homenagear a cidade, fomentar o intercâmbio cultural entre os MC’s e a cultura do Hip Hop, além de demonstrar a educação através da arte, o empreendedorismo e o turismo. A proposta da realização da Batalha da Pracinha na Biblioteca Pública é justamente para proporcionar aos jovens um espaço de transformação educacional através do conhecimento.
O tema do evento é “Educação, Cultura, Racismo e Gênero”. Ele é promovido pela Prefeitura Municipal de Ouro Preto, Secretaria de Educação, Secretaria de Cultura e Turismo, Secretaria do Empreendedorismo, Casa de Cultura Negra, através da Biblioteca Pública Municipal de Ouro Preto, em parceria com a Prefeitura de Itabirito e a Secretaria de Cultura de Itabirito.
O MC Luciano Henrique Batista da Silva fala sobre a importância do ambiente para a preservação da cultura. “A gente consegue exportar, a gente consegue se expressar melhor, a gente consegue ter uma autoestima mais elevada. Isso tudo faz com que a gente enalteça o movimento do Hip Hop, porque ele agrega com tudo isso em nossas vidas”, conta.
Objetivos da Batalha da Pracinha
- Integrar a programação cultural e artística de Ouro Preto e outras cidades;
- Potencializar a utilização de diversos espaços e atrativos turísticos de Ouro Preto, revigorando sua importância no contexto histórico, patrimonial e cultural;
- Apoiar os jovens que promovem a arte-educação através da música;
- Fomentar o empreendedorismo local;
- Emocionar os diversos públicos com uma programação interativa, criativa e contagiante;
- Favorecer a troca de experiências entre grupos artísticos locais e convidados;
- Formar novos públicos;
- Visibilizar as empresas incentivadoras.
De acordo com Cleumar Fernandes, diretor da Biblioteca, o espaço já vem apresentando a Batalha da Pracinha há algum tempo.
Nós abrimos a porta, porque é uma ferramenta pública e também um meio da comunidade ouro-pretana tomar posse daquela ferramenta que é de transformação e de utilidade pública, é de uso público. A biblioteca, hoje, ela tem esse contexto de agregar, não só para os estudos, mas também trazer a cultura e o empreendedorismo”
relata.
Tema e organização
O diretor explica que a temática proposta foi escolhida para que os jovens possam despertar a consciência e a reflexão da importância desses temas no cotidiano, principalmente por ter sido um norteador dos temas que permearam o primeiro dia do ENEM – 2023, que levou milhões de jovens a lerem e dissertarem sobre a cultura Hip Hop, a rima, o racismo, a questão da mulher no trabalho, a violência doméstica e o preconceito contra as pessoas trans.
Os participantes da Batalha da Pracinha, apresentarão a sua arte, além da realização de um brechó, disponível para vendas, que é uma forma de fomentar o empreendedorismo dos artesãos locais. A entrada é gratuita com o limite de lotação, por isso é importante chegar cedo.
- Leia também:
- Prefeitos da região preparam mobilização contra acidentes na BR-040 e BR-356
- Estrada Real é reconhecida como monumento nacional
Programação
- Local: Biblioteca Pública de Ouro Preto
- Endereço: Rua Xavier da Veiga, 309, Centro
- Dia: 11/11 – Sábado
- Horário: 16h
MC’S BATALHA DA PRACINHA – Ouro Preto – MG
1- KIDA
2- DE CRUZ
3- GAGÜ 013
4- ANARKI
5- KENY
6- LOBIM
7- CARIOCA
MC’S BATALHA DA ESTAÇÃO – Itabirito – MG
1- PL tralha
2- Du P.A
3- Tata Mc
4- Doka
5- VH
6- Cleitinho do SM
7- Hist4
8- LP
Show com: Dany Maju
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Jornalista em formação pela Universidade Federal de Ouro Preto. Fascinada pela arte da comunicação e seus desdobramentos. Estagiária no Jornal Galilé e na Rádio Real FM.
[…] Biblioteca de Ouro Preto divulga Batalha da Pracinha: 100 anos de emancipação de Itabirito […]