A Biblioteca Pública Municipal de Ouro Preto receberá a exposição “Cárcere e Arte: Expressões de Liberdade”, uma mostra inovadora que explora a interseção entre o sistema prisional e a expressão artística. Esta é uma parceria com o Colégio Estadual Mário Quintana, e será aberta ao público a partir de 16 de setembro e estará em exibição até 15 de novembro de 2024.
“Cárcere e Arte: Expressões de Liberdade” reúne uma seleção poderosa de obras de pessoas privadas de liberdade que transformaram-se em artistas e usam a arte como uma forma de resistência, reflexão e transformação dentro e fora do sistema prisional. A mostra oferece uma visão única sobre como a criatividade pode se manifestar em contextos de restrição e controle, proporcionando uma plataforma para as vozes daqueles que muitas vezes são silenciados.
A exposição busca provocar um diálogo sobre a importância da arte como uma ferramenta para o enfrentamento das realidades do encarceramento e a promoção de um sistema de justiça mais humano e reformador.
Leia também:
- Casal é preso em Mariana suspeito de tráfico de drogas
- Jovem de 20 anos é preso por posse de drogas em Itabirito
Sobre o projeto
O Projeto surge no ano de 2023 com a criação do Núcleo de Arte do Colégio Estadual Mário Quintana. Colégio Estadual em funcionamento dentro da Penitenciária Lemos de Brito, situado no Complexo de Gericinó, antigo Complexo Penitenciário de Bangu, na cidade do Rio de Janeiro, um dos maiores complexos penitenciários do Brasil, através da iniciativa do Professor de Arte Rennan Bentolila, que assina a curadoria dessa exposição, juntamente com o apoio e parceria da também Professora de Arte e Diretora da Unidade Escolar, Maria Anita Alvarenga.
O Núcleo de Arte do Colégio Estadual Mário Quintana é dedicado à promoção da Arte e da Cultura como veículos para o entendimento e a transformação social. Com um compromisso com o respeito à dignidade humana, empoderamento, inclusão e transformação social, usando esses meios como ferramenta para mudanças pessoais e coletivas dentro e fora do ambiente prisional.
A visitação à exposição acontece de segunda a sexta-feira de 8h às 18h. A entrada é gratuita.
Flyer de divulgação da exposição
Fonte: Divulgação
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Graduando em Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto. Atua como estagiário no Jornal Geraes e na Rádio Real FM.