O bloco Democracia e Luta, que reúne 20 deputados estaduais de partidos como PT, PCdoB, PV, PSOL e Rede na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), divulgou uma carta em reação ao lançamento da pré-candidatura do governador Romeu Zema (Novo) à Presidência da República.
Zema oficializou sua pré-candidatura no último sábado (16), durante evento em São Paulo. No discurso, o governador afirmou que pretende “varrer o PT do mapa”, criticou o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e defendeu que o Brasil deixe o Brics. Empresário do setor varejista, Zema foi eleito governador em 2018 e reeleito em 2022, ainda no primeiro turno, com 56,18% dos votos válidos.
Leia também:
- Gerdau promove Mutirão de Empregos para mineração em Ouro Preto
- Carro pega fogo no centro histórico de Ouro Preto
Na carta, o bloco de oposição afirma que o governador “abandona Minas Gerais para se lançar em uma pseudocandidatura” e acusa Zema de “camuflar um desastre administrativo” com investimentos em publicidade. Entre os pontos levantados, o documento cita cortes em combustíveis para viaturas da polícia, tentativas de privatização das escolas estaduais, problemas na rede hospitalar e redução de recursos para programas sociais.
O texto também critica a destinação de R$ 40 milhões para a reforma de uma estrada próxima a um rancho de Zema, o aumento de 51% na dívida estadual durante sua gestão e o sigilo mantido sobre R$ 25 bilhões em renúncias fiscais. O bloco aponta ainda que o governador “transformou empresas públicas mineiras em cabides de emprego” e teria privilegiado empresários bilionários em detrimento de investimentos sociais.
Segundo os parlamentares, Minas Gerais “não pode ser tratada como trampolim de ambições pessoais” e o país precisa conhecer “quem de fato é Romeu Zema”. A carta conclui afirmando que “o que não é bom para Minas, nunca será bom para o Brasil”.
Quer ficar por dentro das principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Bacharel em jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), com passagens por Jornal O Espeto, Território Notícias e Portal Mais Minas.
