A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) emitiu uma declaração oficial desmentindo boatos que circulavam nas redes sociais sobre um possível ataque a uma escola no bairro Bauxita, em Ouro Preto. A mensagem falsa circulou amplamente na cidade e causou preocupação em pais, alunos e moradores da região.
Leia mais: Ouro Preto: conheça canais de denúncia para ameaças de ataques em escolas
Segundo a PM, os boatos eram acerca da escola “Polivalente”. As autoridades revelaram que a presença dos militares no local, conforme vídeo veiculado em redes sociais, se deu em vista da solicitação da TV UFOP para a concessão de uma entrevista sobre as ações da Operação de Proteção Escolar, que está sendo realizada na região dos Inconfidentes e em todo o estado.
A PMMG ainda informa que informações sobre fake news de ameaças às escolas podem ser repassadas por meio dos telefones 190 ou 181 (Disque-denúncia). A população deve colaborar com as autoridades e verificar a veracidade das informações antes de compartilhá-las nas redes sociais, evitando assim a disseminação de boatos e notícias falsas que podem gerar pânico desnecessário.
Veja a nota completa:
“A Polícia Militar informa que não houve nenhum tipo de ocorrência, nesta quarta-feira, 12/04/23,na Escola Estadual de Ouro Preto, conhecida como ‘Polivalente’, no bairro Bauxita, em OuroPreto(MG).
A presença dos militares no local, conforme vídeo veiculado em redes sociais, se deu tendo em vista solicitação da TV UFOP para concessão de entrevista relativa às ações da Operação de Proteção Escolar, a qual está sendo realizada na região dos Inconfidentes, bem como em todo Estado. As imagens que estão sendo divulgadas, junto a um áudio inverídico, se tratam dos policiais militares que realizaram a entrevista no local.
A Polícia Militar reforça que toda ameaça que chega à corporação é checada e que as pessoas não devem consumir como verdade – e de imediato – tudo o que é publicado na Internet. Informações sobre fake news de ameaças às escolas podem ser repassadas para a Polícia Militar, por meio dos telefones 190 ou 181 (Disque-denúncia).”
EFEITO CONTÁGIO: ENTENDA AS AMEAÇAS DE ATAQUE EM ESCOLA EM OURO PRETO
Durante o começo desta semana, centenas de pais de Ouro Preto ficaram apreensivos com a divulgação de supostas ameaças de ataques em uma escola da cidade. Os boatos seguiram o “efeito contágio” criado após os ataques em Blumenau e em São Paulo.
Leia mais: PM realiza operação em escolas da Região dos Inconfidentes
O efeito contágio, também conhecido como “copycat effect”, refere-se ao fenômeno em que indivíduos são influenciados pela cobertura midiática de atos violentos e passam a imitá-los. No caso específico de ataques a escolas, a mídia tende a dar grande destaque a esses eventos, o que pode levar a uma onda de imitações por parte de outras pessoas que buscam reconhecimento ou atenção por meio da violência.
Por isso o Jornal Galilé não divulga nome nem rosto de pessoas envolvidas nos ataques. Além disso, também não divulgamos ameaças nem tentativas de ataques em escolas, para buscar frear esse efeito.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Jornalista formado pela Universidade Federal de Ouro Preto, com passagens por Esporte News Mundo, Blog 4-3-3 e Agência Primaz.
[…] Ouro Preto: PM divulga nota desmentindo ataque em escola; entenda o "efeito contágio" […]
[…] Leia mais: Ouro Preto: PM divulga nota desmentindo ataque em escola; entenda o “efeito contágio” […]