As bordadeiras Benícia Ponciano e Cecília Trópia terão suas obras na exposição “São José – O Artesão”, no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, a partir do dia 19. A exposição acontece dentro da programação da 7ª Semana do Artesão Mineiro.
Nesse sentido, o ofício das bordadeiras e rendeiras de Ouro Preto, que é considerado um patrimônio imaterial da cidade, passa a ser ainda mais conhecido. Segundo a Prefeitura do município, a artesã Benícia Ponciano afirma que a exposição, para ela e Cecília Trópia, é uma oportunidade de mostrar os seus trabalhos.
Exposição
Assim, as bordadeiras levam à exposição uma peça que produziram com inspiração no tema “São José Artesão”. Benícia explica que ela fez o bordado e Cecília trabalhou com a aplicação de tecidos e alguns pontos de bordado.
Conseguimos uma estampa que tem o São José com um serrote, o Cristo com um martelo e um formão e a Nossa Senhora fazendo um trabalho de fiação”
expõe.
Leia também:
- Hipótese de rompimento de barragem assusta escola em Itabirito; Prefeitura reforça que não há risco
- Prefeitura de Itabirito transforma quadra do bairro Praia em novo complexo esportivo
A duas artesãs fazem parte da Associação de Senhoras Artesãs (ASA), “que prioriza a produção de artesanato em tecido, valorizando sempre a arte têxtil”, segundo Benícia. Portanto, a peça das duas bordadeiras foi selecionada para a exposição e é única, podendo ser vista entre os dias 19 e 31 de março, no Palácio das Artes, em Belo Horizonte.
Benícia revela que a Associação ainda não tem ponto fixo para mostrar e comercializar a produção da arte têxtil. Ela defende que haja divulgação dos produtos. Assim, turistas e outras pessoas no Centro Histórico, poderiam ter acesso às peças produzidas por artesãos de Ouro Preto. Por fim, ressalta que a ASA participa também de exposições de artesanato em prédios históricos de Ouro Preto, que ocorrem em períodos pontuais.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Jornalista em formação pela Universidade Federal de Ouro Preto. Fascinada pela arte da comunicação e seus desdobramentos. Estagiária no Jornal Galilé e na Rádio Real FM.
[…] Bordadeiras ouro-pretanas levam patrimônio imaterial da cidade à Semana do Artesão em Belo Horiz… […]
[…] Bordadeiras ouro-pretanas levam patrimônio imaterial da cidade à Semana do Artesão em Belo Horizo… […]
[…] Bordadeiras ouro-pretanas levam patrimônio imaterial da cidade à Semana do Artesão em Belo Horizo… […]