BR-381, conhecida como rodovia da morte, vai receber R$10 bilhões em investimentos

O ministro dos Transportes, Renan Filho, participou do programa “Bom Dia, Ministro” e ressaltou a importância da assinatura da concessão da BR-381/MG, conhecida popularmente como “Rodovia da Morte” ontem (23).

“Liga duas capitais superimportantes do país: São Paulo a Belo Horizonte. E, depois, chegando em Belo Horizonte, ela migra em direção ao Oceano Atlântico para chegar ao Espírito Santo. Minas é um estado central no Brasil e ele não tem acesso à praia. Então essa é a principal ligação ao litoral”, explicou.

Renan Filho acrescentou ainda os efeitos econômicos da concessão e enfatizou a dimensão do volume de investimentos realizado pelo Governo Federal para garantir a viabilização da obra. “Corta o Vale do Aço, que é uma região muito produtiva de Minas Gerais, no minério, na industrialização do próprio minério e cidades grandes, como Governador Valadares e tantas outras”, resumiu.

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A concessão em questão concederá cerca de R$10 bilhões em 300 quilômetros de extensão. O ministro explicou que o orçamento do Ministério dos Transportes inteiro é de R$ 20 bilhões com recursos públicos, “Serão duplicadas as rodovias, construídas terceiras faixas, travessias urbanas das cidades serão melhoradas ou deslocadas, porque imagina uma grande quantidade de caminhões de minério passar por dentro do centro de uma cidade pequenininha, mas que foi cortada pela BR-381 em outro momento, e de lá para cá nunca ela conseguiu ter a sua capacidade adequada”, detalhou.

A BR-381/MG, incluída no Novo PAC, será administrada pela Concessionária Nova 381 e vai receber R$ 10 bilhões em investimentos em 30 anos. O trecho, com 303 km, tem início em Belo Horizonte e segue até o entroncamento com a BR-116, em Governador Valadares.

  • PLANO DE 100 DIAS

O ministro antecipou ainda que, em 6 de fevereiro, será realizado o lançamento do Plano de 100 dias, que consiste na entrada da concessionária no trecho e o início das obras de recuperação da BR-381/MG.

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