Um levantamento feito pelo Datafolha indica que a cada hora, acontecem 4.600 tentativas de golpes financeiros no Brasil. Segundo o instituto, os crimes acontecem via mensagem de aplicativo ou ligação eletrônica, quando alguém se passa por um funcionário de e alguma empresa e tenta convencer a vítima a comprar algo ou transferir dinheiro.
Os dados foram publicados através do Fórum da Segurança Pública, e reuniu pesquisa com 2.508 entrevistados de todas as regiões brasileiras. Diante disso, entre os dias 11 e 17 de junho, o número total de tentativas de golpes foi de 4.678 casos por hora nos últimos 12 meses.
Essa fraude é popularmente conhecida como “golpe do 0800”, sendo causadora de problemas financeiros em diversas famílias brasileiras. Os fraudadores costumam pedir confirmação de compra de algum produto, através desta comunicação da falsa central de atendimento.
Leia também:
- Expo Mariana recebe Ana Castela, Simone Mendes e Ferrugem; veja programação
- Em Paris, atleta do vôlei pede ginasta de Ouro Preto em casamento
Outros números também chamam a atenção para golpes “escondidos” na internet. Segundo o levantamento, 2.506 pessoas afirmaram que pagaram por um produto que não foi entregue. Além disso, segundo o G1, a pesquisa ainda aponta que 1.979 pessoas foram vítimas de golpes com pagamento de Pix ou boleto falso e 1.226 sofreram com fraudes no cartão de crédito.
Mesmo com a incidência recorrente desse tipo de golpe, a subnotificação segue sendo alta. Segundo o Datafolha, nem todos os golpes cibernéticos e até furtos e roubos de celulares são notificados.
Cerca de 30% dos entrevistados que sofreram o “golpe do pix” registraram boletim de ocorrência 55% daqueles que tiveram o aparelho celular subtraído afirmam que avisaram as autoridades de maneira oficial.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Jornalista formado pela Universidade Federal de Ouro Preto, com passagens por Esporte News Mundo, Blog 4-3-3 e Agência Primaz.