Entre maio e setembro deste ano, a Brigada de Incêndio da Gerdau atuou em parceria com a Associação Mineira de Defesa do Ambiente (AMDA) em 62 focos de incêndio em 13 municípios, cobrindo uma área equivalente a 671 campos de futebol.
A iniciativa conta com brigadistas fixos e sazonais em localidades estratégicas, como Ouro Branco, Miguel Burnier, distrito de Ouro Preto, Moeda, Brumadinho, Itabirito, entre outras.
Leia também:
Em situações críticas, a brigada atua em conjunto com o Instituto Estadual de Florestas (IEF), defesa civil e corpo de bombeiros, ampliando o alcance da proteção às áreas verdes.
Durante o período chuvoso, as brigadas fixas desenvolveram atividades educativas, plantio de mudas e palestras em escolas, com o objetivo de reforçar a cultura de prevenção e reduzir a incidência de queimadas durante a seca.
“O trabalho da brigada de incêndio vai muito além do combate direto às chamas. Ele representa o cuidado diário com as pessoas e com o meio ambiente. Ao lado da AMDA e da comunidade, construímos uma rede de proteção que evita perdas ambientais e estimula uma consciência coletiva de preservação”, afirmou Francisco Couto, Gerente de Sustentabilidade na Gerdau.
As palestras realizadas em escolas, desde o início do ano, receberam avaliações que demonstram o impacto positivo da ação. Instituições como o Instituto Vem Ser e a Escola Municipal Nossa Senhora do Carmo, em Ouro Branco, e a Escola Municipal Maria Oliveira da Castanheira, em Congonhas, alcançaram a pontuação máxima em engajamento, destacando a interação dos alunos, a receptividade dos professores e a efetividade das gincanas educativas.
“Esses resultados evidenciam a importância da integração entre empresa e comunidade na preservação ambiental. Experiências de alto impacto mostram que quanto mais cedo crianças e jovens compreendem o papel da prevenção, maiores são as chances de evitar queimadas no futuro”, destaca Francisco Couto, Gerente de Sustentabilidade na Gerdau.
Quer ficar por dentro das principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Estudante de jornalismo na Universidade Federal de Ouro Preto e estagiária no Jornal Geraes e na Rádio Real FM.

[…] Brigada da Gerdau e AMDA atuaram em 62 focos de incêndio […]