Na última terça-feira (22), a Câmara de Mariana realizou a cerimônia de entrega das comendas de Mérito Educacional, Aldravista, Cultural, Social e Racial no Clube Marianense. O evento contou com a presença de representantes do executivo, legislativo e personalidades que contribuem para o desenvolvimento cultural da cidade.
A cerimônia homenageou 19 cidadãos e um projeto social, reconhecendo suas contribuições em diversas áreas. O Jornal Geraes conversou com o vereador Ronaldo Alves Bento (PSB), primeiro e único vereador negro a ocupar a presidência da Câmara, agraciado com o Mérito Racial, que comentou: “Recebi com muito respeito, com muito carinho, com muita altivez. Foi algo inimaginável, diante de tantas personalidades que poderiam receber esse tipo de mérito. Me deram essa missão, essa incumbência, e hoje referendo esse título para que possamos viver em um mundo com mais isonomia. Vemos ainda tantas pessoas cometendo o crime de racismo e injúria racial, como o caso que circulou nas redes sociais ontem, em Belo Horizonte. Precisamos estirpar esse tipo de pessoa e esse tipo de crime, para que tenhamos um mundo universal, um mundo de igualdade, onde todos possam estar onde quiserem, com mais inclusão — inclusão de negros, pessoas com deficiência, mulheres. É uma luta por isonomia de direitos e de poder, para que possamos, nós negros, estar onde queremos e podemos estar.”
O Mérito Educacional foi entregue para 15 pessoas que contribuíram com o aprendizado de milhares de marianenses. Elizabeth Aparecida Araújo Santos, agraciada pelo vereador Ricardo Miranda (NOVO), falou sobre a importância desse reconhecimento em Mariana: “Meu sentimento é de gratidão. Como coloquei na minha biografia, sou de Catas Altas, cidade irmã de Mariana. Vim para cá, me formei como professora de História, lecionei por muitos anos e agora estou me aposentando. Ser reconhecida com essa homenagem, principalmente com a medalha de uma professora que se destacou em Mariana, é muito importante para mim”
ALDRAVIA, UMA DAS GRANDES HOMENAGEADAS DA NOITE
A Aldravia é a única forma literária genuinamente brasileira e nasceu em Mariana. Por isso, a poesia Gaveteira foi muito reverenciada durante a cerimônia. Além do mérito do Mérito Aldravista, criado pela Lei Municipal nº 3.519 de 2021, ainda houve outras menções aos poetas, como a comenda entregue para Gabriel José Bicalho, um dos criadores do conceito literário, que foi homenageado com o Mérito Cultural Padre Avelar. Para o Jornal Geraes, ele explicou com emoção a importância de ser homenageado:
“Essas comendas que a Câmara tem oferecido são um estímulo para a gente continuar o que faz. Eu nunca fiz meu trabalho esperando divulgação, mas ele sempre visou um futuro maior”, disse Gabriel para o Geraes.
Andreia Donadon, poeta aldravista e também criadora do conceito, entende que a Aldravia remete às tradições da Primaz de Minas e por isso deve ser valorizada. Ela é uma das expoentes da literatura Aldravista, que explicou a importância da aldravia, a primeira e única forma literária criada no Brasil, nascida em Mariana: “É muito importante ter esse reconhecimento da Câmara de Mariana, a primeira de Minas Gerais, ao dar nome a uma comenda que consagra e valoriza o mérito, tanto na arte quanto na literatura, levando o nome da aldravia, o ferrolho que bate à porta. Isso só consolida ainda mais o valor desse movimento aldravista e a relação com a Câmara de Mariana, reconhecendo os artistas da cidade.”
PROJETO ALFERES HOMENAGEADO
A última comenda da noite foi o Mérito Social Monsenhor Vicente Diláscio, que leva o nome de uma importante figura eclesiástica que muito contribuiu para a evangelização e cultura em Mariana. O homenageado foi o Projeto Social Alferes, uma iniciativa ativa desde 2014 no bairro Santo Antônio – Prainha, que atende crianças de 6 a 16 anos com oficinas de arte, artesanato, música, informática, esporte e dança, além de reforço escolar. O projeto foi representado pelo seu presidente, Vanderlei Lúcio.
Leia também:
- Carro alvejado por balas em Ouro Preto foi tentativa de homicídio
- Bebê é abandonado na porta de prostíbulo em Mariana
CONFIRA ABAIXO A LISTA DE TODOS OS HOMENAGEADOS
Agraciados:
- Mérito Educacional:
- Eunice Alves
- Gabrielle Gonçalves Rola
- Maria Francisca Teixeira Paiva
- Jéssica Severiano Honorato da Paixão
- Eliene Geralda dos Santos Almeida
- Percival Neves Ribeira
- Myriam Mary da Silva
- Solange de Sales Souza
- Vivian de Cássia Fernandes
- Maria Margarida Pizzati
- Fadua Imaculada Rivelli do Nascimento
- Mila Miranda e Araújo
- Elisabeth Aparecida Araújo Santos
- Luciana Gonçalves Batista Dias
- Ivana Maria Marton Lamarca
- Mérito Aldravista (celebra destaques nas áreas da literatura e das artes plásticas):
- Literatura: Júlio César Vasconcelos (pela valorização da Aldravia, forma de poesia essencialmente marianense)
- Artes Plásticas: José Mercês Paiva (Mestre Paiva, escultor e admirador da arte barroca)
- Mérito Racial Dom Silvério Gomes Pimenta (homenageia figuras de destaque na luta pela igualdade racial):
- Ronaldo Bento (primeiro e único vereador negro a ocupar a presidência da Câmara)
- Mérito Cultural Padre José Dias Avelar (homenageia personalidades de relevância para a cultura local):
- Gabriel José Bicalho (poeta)
- Mérito Social Monsenhor Vicente Diláscio (reconhece iniciativas sociais que contribuem para a comunidade):
- Projeto Social Alferes (representado pelo presidente Vanderlei Lúcio)
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Jornalista formado pela Universidade Federal de Ouro Preto, com passagens por Esporte News Mundo, Blog 4-3-3 e Agência Primaz.