Câmara de Ouro Preto cobra repasse de lucros de cooperativa de transportes

Câmara de Ouro Preto cobra repasse de lucros de cooperativa de transportes

Na 27ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Ouro Preto, realizada nesta terça-feira (22), os vereadores discutiram a situação da Cooperativa de Serviços e Transportes do Brasil (CSTB), com foco na ausência de repasse de lucros aos cooperados e na gestão do contrato com o município. A Representação nº 99/2025, de autoria do vereador Luiz Gonzaga do Morro (PSB), solicita à Secretaria de Planejamento que informe quando será feita a divisão dos lucros dos últimos anos.

Luiz Gonzaga justificou a iniciativa afirmando que, nos últimos anos, a cooperativa não realizou a divisão dos lucros entre seus cooperados. O vereador ressaltou que a cooperativa deveria exercer a função de cooperação e prestar contas regularmente. “Se eles dividissem os lucros, talvez os cooperados podem até trocar de carro”, disse.

O presidente da Câmara, vereador Vantuir Silva (Avante), destacou a relevância do tema e defendeu que a discussão não deve ser pontual. “O assunto precisa ser tratado com responsabilidade e continuidade. Não podemos deixar cair no esquecimento”, afirmou. Vantuir lembrou que o contrato entre a cooperativa e o município foi firmado com concordância das partes e que a Secretaria de Planejamento é atualmente a responsável pela gestão do contrato.

Vantuir também informou que os pagamentos aos cooperados da CSTB estão em dia, mas que é necessário cumprir integralmente o contrato, incluindo a divisão de lucros. “Está errado se não está havendo a divisão prevista em contrato”, disse. O presidente sugeriu que a Comissão de Administração e Serviço Público acompanhe o tema mais de perto para buscar soluções.

Leia também:

O vereador Luciano Barbosa (MDB) afirmou que a Prefeitura é responsável por gerir o contrato e deve exercer esse papel. “A cooperativa passa o reflexo de quem está administrando, que é a Prefeitura. Quem dita as regras é a Prefeitura, não pode ficar na mão da empresa. O Executivo tem que notificar, multar se for o caso”, defendeu.

Já o vereador Renato Zoroastro (PSB) reforçou que a CSTB precisa cumprir suas obrigações contratuais: “A cooperativa impõe exigências, mas também tem deveres, como a participação nos lucros. O cooperado tem que ser respeitado.” Ele também sugeriu que seja verificado quanto a cooperativa paga de imposto ao município.

O vereador Alex Brito (PDT) considerou o debate fundamental: “Não podemos nos ater apenas a esse tipo de discussão superficial. Vamos nos aprofundar para resguardar os cooperados.”

A Câmara agora envia o documento à Prefeitura de Ouro Preto, por meio da Comissão de Administração e Serviços Públicos, para pedir respostas sobre a divisão dos lucros e demais obrigações contratuais da cooperativa.

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

11 Thoughts to “Câmara de Ouro Preto cobra repasse de lucros de cooperativa de transportes”

  1. […] Câmara de Ouro Preto cobra repasse de lucros de cooperativa de transportes […]

  2. […] Câmara de Ouro Preto cobra repasse de lucros de cooperativa de transportes […]

  3. […] Câmara de Ouro Preto cobra repasse de lucros de cooperativa de transportes […]

  4. […] Câmara de Ouro Preto cobra repasse de lucros de cooperativa de transportes […]

  5. […] Câmara de Ouro Preto cobra repasse de lucros de cooperativa de transportes […]

  6. […] Câmara de Ouro Preto cobra repasse de lucros de cooperativa de transportes […]

  7. […] Câmara de Ouro Preto cobra repasse de lucros de cooperativa de transportes […]

  8. […] Câmara de Ouro Preto cobra repasse de lucros de cooperativa de transportes […]

  9. […] Câmara de Ouro Preto cobra repasse de lucros de cooperativa de transportes […]

  10. […] Câmara de Ouro Preto cobra repasse de lucros de cooperativa de transportes […]

  11. […] Câmara de Ouro Preto cobra repasse de lucros de cooperativa de transportes […]

Leave a Comment