Após a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) não liberar a praça em frente ao Centro de Convenções para a realização do carnaval privado, devido ao risco de deslizamento do Morro da Forca, a Prefeitura de Ouro Preto sugeriu que o evento fosse realizado no Campo da Água Limpa. A organização da festa privada confirmou na tarde desta sexta-feira (3) que seguirá a sugestão da administração pública.
O Campo da Água Limpa é um local público, que pertence à Prefeitura de Ouro Preto. A administração pública entende que o carnaval privado deve acontecer, considerando a movimentação da economia local, principalmente pensando na grande quantidade de turistas que o evento traz para a cidade.
A Defesa Civil de Ouro Preto chegou até a indicar positivamente sobre a realização do carnaval privado no estacionamento do Centro de Convenções da UFOP, desde que alguns parâmetros de segurança fossem estabelecidos, como estratégias de evacuação, mas, segundo a universidade, a prefeitura informou que não serão feitas obras adicionais até a realização do evento.
Carnaval de rua
O carnaval de rua, organizado pela Prefeitura de Ouro Preto, contará com os tradicionais palcos na Praça Tiradentes, estacionamento da Escola Dom Pedro II, Largo da Alegria e Largo do Cinema, além dos distritos.
Além disso, a Prefeitura de Ouro Preto traz uma novidade em 2023. Durante os dias 10, 11 e 12 de fevereiro, haverá o projeto Samba na Praça Tiradentes, com apresentações de sambistas da cidade e das baterias das escolas de samba.
No “Pré-Carnaval”, serão escolhidos o rei e a rainha do Carnaval e da Diversidade. No domingo, está prevista uma matinê para as crianças.
Liga dos Blocos
Criada em 2005, pela união dos Blocos do Caixão, Cabrobró, da Praia e Chapado, a Liga dos Blocos de Carnaval de Ouro Preto vem, desde então, promovendo uma festa com duração de quatro dias, com atrações de nome nacional que atraem milhares de visitantes para a cidade. Com pacotes fechados para pista e camarote, a Liga dos Blocos oferece formas diferentes de curtir a folia, em que cada bloco mantém sua identidade original.
O carnaval privado de Ouro Preto movimenta cerca de R$ 6 milhões diretamente na cidade, além de gerar 1.500 empregos diretos no município. Anualmente, os blocos recebem 7 mil foliões por dia, totalizando em 28 mil pessoas curtindo um dos principais eventos carnavalescos do Brasil.
O evento deste ano está marcado para ser realizado de 18 a 21 de fevereiro. Artistas como Ludmilla, Luísa Sonsa, MC Hariel e Dennis DJ são alguns dos que vão se apresentar nos blocos.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Jornalista graduado pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), tendo passagens pelo Mais Minas, Agência Primaz e Estado de Minas.
[…] + Carnaval privado de Ouro Preto confirma novo local do evento […]