A partir da próxima quarta-feira (19), a Casa Lar Estrela, em Mariana, receberá as oficinas promovidas pelo EcoHip, que levarão para as crianças conhecimentos sobre Hip Hop e sustentabilidade. Baseado nos quatro pilares do movimento cultural (Dança, DJ, Grafite e Rap), o projeto criado por jovens lideranças marianenses tem como objetivo promover a transformação social e ambiental.
A instituição que receberá a iniciativa fica localizada na Rua Pref. Jadir Macedo, 15 – Vila do Carmo, Mariana – MG.



As oficinas incluirão atividades práticas de rap, graffiti, Djing, MCing e Street Dance, capoeira, moda e horta comunitária com temáticas voltadas para a sustentabilidade e a preservação ambiental, além de contar também com ações voltadas para o uso de materiais recicláveis na customização de roupas de brechós e produção de instrumentos da capoeira que serão utilizadas pelos participantes em um momento final.
Todo esse projeto é apoiado pelo Programa Pulsar Jovem do Rio Doce, da da Fundação Geraldo Perlingeiro Abreu e pelo Movimento Negro de Mariana. A equipe é formado por Luiza Carlinda, Laureni Martins, Jaqueline Amanda, Natanael Marques, Paulo Lima, Julia Mata, Caio Kinte, Leticia Anselmo e Bruno Miné. Eles são orientados pelos pesquisadores Russo Apr Barreiro e Walmir Alcântara.
Casa Lar Estrela

Leia também:
- Ponto de atendimento da Cemig gera insatisfação em Mariana
- Prefeitura de Mariana firma parceria com presídio para ressocialização dos internos
Além disso, haverá também a revitalização da horta da Casa Lar Estrela. A instituição, fundada em 10 de agosto de 1997 em Mariana, é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) que atua na área de Assistência Social e na Rede de Atendimento dos Direitos de Crianças e Adolescentes. Seu objetivo principal é ser um espaço de referência para a convivência e desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens, oferecendo oficinas e atividades que promovem habilidades essenciais para o exercício da cidadania e o protagonismo juvenil. Utilizando os quatro elementos do Hip Hop — rap, grafite, DJs e MCs, e Street Dance — como ferramentas pedagógicas, a instituição aborda temas sociais, proporcionando oportunidades de expressão e transformação para os participantes.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Jornalista formado pela Universidade Federal de Ouro Preto, com passagens por Esporte News Mundo, Blog 4-3-3 e Agência Primaz.