PF mantém cela pronta para eventual prisão de Bolsonaro

PF mantém cela pronta para eventual prisão de Bolsonaro

A Polícia Federal preparou uma cela especial que poderá ser usada em caso de prisão em regime fechado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O espaço, montado há cerca de três meses, fica no térreo da Superintendência da PF no Distrito Federal, no Setor Policial Sul, em Brasília.

A sala, que vem sendo chamada informalmente por agentes como “cela de Bolsonaro”, é destinada à custódia individual de autoridades. Ela conta com banheiro privativo, cama, mesa, cadeira e televisão, e pode ser usada por outras figuras públicas em situações semelhantes.

O modelo segue padrões adotados em detenções anteriores. Em 2018, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva permaneceu em uma estrutura semelhante na Superintendência da PF em Curitiba. Já o ex-presidente Fernando Collor de Mello, preso em abril deste ano, chegou a ser mantido em uma sala adaptada no presídio estadual de Maceió.

Segundo fontes ouvidas pela CNN, a definição do local onde Bolsonaro cumpriria eventual prisão em regime fechado caberá ao Supremo Tribunal Federal (STF). Entre as alternativas, estão a custódia em uma unidade militar, por ele ser integrante do Exército; em batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal, como ocorreu com o ex-ministro Anderson Torres; ou na própria Superintendência da PF, onde a cela já se encontra disponível.

Leia também:

A preparação do espaço ocorreu após consulta da Vara de Execuções Penais do DF à Polícia Federal para verificar a existência de um local adequado à prisão de ex-presidentes. A Superintendência então destacou a cela como opção para esse tipo de custódia, já que a sede da PF em Brasília não dispõe de instalações para abrigar presos de forma convencional.

Atualmente, Bolsonaro cumpre prisão domiciliar desde o dia 4 de agosto, por decisão do ministro Alexandre de Moraes, do STF. A medida foi determinada após o magistrado entender que o ex-presidente descumpriu restrições cautelares ao participar de atos por meio de chamadas de vídeo.

A prisão domiciliar impõe as mesmas regras de um regime fechado, restringindo contatos com o meio externo, inclusive por telefone ou internet. Caso a Corte opte pela mudança do regime, a cela especial já está preparada para receber o ex-presidente.

Quer ficar por dentro das principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

Leave a Comment