A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) encerrou o período chuvoso (final de 2024/início de 2025) reduzindo em cerca de 13% o número de interrupções de energia em áreas rurais e em 12% as ocorrências em áreas urbanas, comparado ao mesmo período do ano anterior.
De acordo com divulgado pela Agência Minas, entre os principais marcos, destacam-se a construção de 1.100 quilômetros de linhas de alta tensão, 9 mil quilômetros de redes de média tensão e entrega de 31 subestações em todas as regiões do estado, além da poda de mais de 740 mil árvores e inspeção de mais de 140 mil quilômetros de redes de distribuição.
Leia também:
Na zona rural, a Cemig lançou recentemente o Programa Cemig Agro, iniciativa da companhia que busca melhorar o atendimento e o fornecimento de energia para produtores em todo o estado, com as bases estrategicamente localizadas em regiões com grande demanda rural.
A Cemig mantém um contingente de 2.800 colaboradores em dias secos, número que aumenta para entre 3.300 e 3.500 nos dias de chuva.
Para 2025, a Cemig Distribuição anunciou um investimento recorde de R$ 5,2 bilhões, voltado para ampliação, modernização e fortalecimento da confiabilidade da rede em todo o estado de Minas Gerais. Entre as principais entregas previstas, estão a construção de 679 quilômetros de novas linhas de distribuição de alta tensão e 29 novos empreendimentos em subestações, que irão aumentar de forma significativa a capacidade e a robustez do sistema elétrico que atende 774 municípios em Minas Gerais.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Estudante de jornalismo na Universidade Federal de Ouro Preto e estagiária no Jornal Geraes e na Rádio Real FM.