Coletivo lança cadastro para difusão de poesias em todo o território nacional

Transvê

As inscrições para o cadastramento podem ser feitas até o dia 24 de março. Os representantes contarão com orientações e apoio institucional da Transvê Poesias, coletivo criado por alunos da UFOP.

Com o objetivo de ampliar a rede de colaboradores para difundir a poesia contemporânea brasileira, a Transvê Poesias lançou o Cadastro de Representantes Locais 2024. Trata-se de uma Rede Nacional de Intervenções Poéticas que disponibiliza Oficinas Literárias e mecanismos de produção cultural no cenário nacional, além de desenvolver intervenções artísticas em vários estados brasileiros, tendo como foco a difusão da poesia. A rede de intervenção literária, criada por estudantes da UFOP, conta com mais de 2 mil pessoas atuantes, distribuídas entre os 26 estados brasileiros e em 113 municípios.

As inscrições para o cadastramento serão realizadas, via formulário eletrônico, e podem ser feitas até o dia 24 de março. Podem se cadastrar pessoas físicas, coletivos, academias de letras, escolas, ONGs e demais interessados em promover o projeto em sua cidade ou região. As pessoas e instituições cadastradas contarão com orientações e apoio institucional da Transvê Poesias para a viabilidade das intervenções poéticas que serão realizadas no período entre 13 de abril a 13 novembro.

Leia também:

Com uma década de fundação, a Transvê tornou-se uma rede nacional graças às parcerias estabelecidas em torno da difusão da arte e da poesia. A Quarta Intervenção Poética Nacional tem como tema “10 Anos Transvendo o Brasil” e será realizada em todo território nacional, incluindo o Distrito Federal.
De acordo com Anderson Valfré, coordenador geral do projeto, o objetivo das intervenções poéticas é sensibilizar o cotidiano por meio de versos que pretendem poetizar as ruas e convocar as pessoas a transver o olhar sobre o mundo. “O evento representa a reunião de pessoas e instituições, estimulando a circulação de bens culturais por todos cantos do país. Nesse fluxo, vamos partilhar poemas em garrafas gratuitamente nas intervenções urbanas, ampliando o acesso à leitura, à escrita e à consciência ambiental”, argumenta Valfré.

O professor de filosofia Denis Baldo representou a iniciativa no ano passado. A intervenção poética ocorreu na Escola Estadual Cônego Braga, localizada em Monsenhor Horta, distrito de Mariana. Segundo Denis, o projeto contou com a participação ativa da gestão escolar, de professores e alunos. “Obtivemos uma satisfação coletiva na realização do evento. Quando os poemas eram recortados e colados nas garrafas, as pessoas liam e se emocionavam”, relata o professor.

Link com o Edital para representantes locais:
https://drive.google.com/file/d/1SqeSfV0lQqEp58JBWypkKM2DF4eRJd42/view?usp=sharing

Link do Formulário de Inscrição para representantes locais:
https://forms.gle/Dy57uBraVS5k37417

Confira no link o vídeo da intervenção poética realizada em Ouro Preto:
https://youtu.be/z29S9b0Sx1Q

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

Leave a Comment