A comida mineira conquistou mais um prestigioso reconhecimento internacional ao ser eleita pelo “TasteAtlas” como a melhor culinária regional do Brasil e uma das 30 melhores do mundo para o período 2023/2024. O site especializado em avaliações gastronômicas elabora seu ranking com base na opinião de sua audiência, incluindo os 50 melhores produtos em diversas categorias.
Com uma pontuação notável de 4,36, a comida mineira lidera o ranking nacional e ocupa uma destacada 30ª posição na culinária regional global. A lista abrange 100 regiões de todo o mundo, sendo o The TasteAtlas um guia gastronômico que conta com a participação ativa de viajantes.
Destacando-se ainda mais, o pão de queijo mineiro foi eleito como o terceiro melhor café da manhã do mundo pelo mesmo site, em uma lista que recebeu mais de 17 mil avaliações, das quais cerca de 11 mil foram validadas, evidenciando a apreciação internacional por essa iguaria.
Leia também:
- Santa Casa de Ouro Preto critica UFOP por escolher Lafaiete como sede de Hospital de Ensino
- Capital Inicial estará no Planeta Ouro Preto em 2024
Minas Gerais, conhecida por sua rica tradição culinária, também tem se destacado nos últimos anos em reconhecimentos internacionais. Desde 2019, a capital mineira, Belo Horizonte, é reconhecida pela Unesco como “Cidade Criativa pela Gastronomia”. Esse título, compartilhado por apenas 21 cidades no mundo, incluindo destinos renomados como Parma (Itália) e San Antonio (Estados Unidos), destaca o papel fundamental da gastronomia na identidade cultural e no desenvolvimento sustentável da cidade.
Em 2022, o queijo Canastra, produzido em Minas Gerais, conquistou o topo do ranking elaborado pelo site americano, superando renomados queijos internacionais, como o italiano Parmeggiano Reggiano, o francês Mont d’Or e o português Serra da Estrela.
A consolidação da culinária mineira como referência mundial reforça não apenas a qualidade dos pratos regionais, mas também o papel significativo que a gastronomia desempenha na promoção do turismo e na projeção positiva da cultura brasileira no cenário global.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Jornalista formado pela Universidade Federal de Ouro Preto, com passagens por Esporte News Mundo, Blog 4-3-3 e Agência Primaz.