O Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais (SIMGE) e o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM) emitiram um aviso meteorológico válido do dia 30 de dezembro de 2023 até o dia 02 de janeiro de 2024. Assim, são previstas chuvas intensas e acumulados significativos entre 80 e 125 mm, em 24 horas, em áreas das mesorregiões Norte, Jequitinhonha, Noroeste, Central Mineira, Alto Paranaíba, Zona da Mata, Vale do Rio Doce e Metropolitana de Belo Horizonte.
Para as demais regiões de Minas Gerais, há previsões de acumulados de chuva entre 20 e 80 mm em 24 horas. Há destaque para os dias 31 de dezembro de 2023 e para os dias primeiro e dois de janeiro de 2024, pois a probabilidade de chuvas intensas é maior.
Previsão do tempo em Ouro Preto
Para a região de Ouro Preto, no sábado (30), a previsão é que os acumulados de chuva variem entre 30 e 50 mm; para o dia 31, acumulados de 40 a 90 mm de chuva. Em seguida, para primeiro de janeiro – que vai ser o dia mais chuvoso – os acumulados devem variar entre 50 e 125 mm; já no dia 02 de janeiro, espera-se no máximo 20 mm de chuva.
Leia também:
- Está disponível o edital SiSU/UFOP 2024
- ‘A fé que canta e dança’: programação completa da Festa do Reinado em Ouro Preto
Recomendações
A previsão é de muita chuva para a virada do ano. Dessa forma, a Defesa Civil Municipal de Ouro Preto solicita que todos fiquem atentos às recomendações de segurança em caso de chuva forte, raios e ventanias. Assim, é preciso se proteger em local seguro, nunca embaixo de árvores. Além disso, é necessário retirar das tomadas os eletrodomésticos e manter limpas as calhas e drenos da residência. Por fim, verificar a amarração dos madeirames e das telhas do telhado da casa.
Em casos de chuva contínua, constante e volumosa, deve-se prestar atenção às trincas que aparecem no terreno acima ou abaixo da residência, pois podem indicar a movimentação do terreno. Também há a recomendação de atentar-se à aparição de minas de água que surgem no interior da casa ou em terreno próximo a ela, principalmente se ela tiver uma coloração barrenta, já que isso é um sinal de risco.
Segundo a Defesa Civil, moradores devem checar se há alguma deformação na residência, por exemplo, estruturas que estejam entortando devido à movimentação do terreno. Esse fenômeno é visto em portas e janelas que antes fechavam com facilidade, mas que agora não fecham mais; azulejos que se desprendem na parede ou telhas que caem do telhado.
Como viajar?
Regiões conhecidas pelas festas em praias no ano novo também podem ser afetadas pelas chuvas. As dicas da Defesa Civil Municipal de Ouro Preto para quem vai viajar na data são:
- Evitar viajar à noite, pois a visibilidade será ainda mais reduzida por causa da chuva e as deformações das pistas ficam mais difíceis de serem vistas;
- Evitar parar nos acostamentos;
- Respeitar os limites de velocidade das rodovias;
- Só ultrapassar em local permitido e com boa visibilidade;
- Atenção especial aos itens de segurança do seu veículo;
- Os pneus devem estar em excelente estado de conservação, as paletas dos retrovisores devem ser trocadas por paletas novas e sempre manter abastecido o reservatório de água para limpar os para-brisas;
- Em caso de dúvida, não colocar-se em risco, pois existem técnicos capacitados para verificar os riscos que podem existir próximo ao local.
Defesa Civil
Em caso de dúvida, basta ligar para Defesa Civil (199) ou através do WhatsApp (3559-3121).
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Jornalista em formação pela Universidade Federal de Ouro Preto. Fascinada pela arte da comunicação e seus desdobramentos. Estagiária no Jornal Galilé e na Rádio Real FM.
[…] Confira: previsão do tempo para o fim de ano em Ouro Preto e recomendações da Defesa Civil […]
[…] Confira: previsão do tempo para o fim de ano em Ouro Preto e recomendações da Defesa Civil […]