Congresso Nacional se ilumina com as cores da bandeira trans em ação de deputadas

O prédio do Congresso Nacional foi iluminado com as cores da bandeira do orgulho trans – azul, branco e rosa -, em homenagem ao Dia Nacional da Visibilidade Trans, ontem (29). A iniciativa da iluminação especial foi proposta por Duda Salabert (PDT-MG) e Erika Hilton (PSOL-SP), as primeiras mulheres trans eleitas deputadas federais no Brasil.

O Dia Nacional da Visibilidade Trans é celebrado desde 2004, com o lançamento da campanha “Travesti e Respeito”, promovida em um ato histórico no Congresso Nacional, em Brasília. Desde então, a causa tem conquistado importantes avanços, como o Decreto nº 8.727, de abril de 2016, que garante o direito ao uso do nome social e o reconhecimento da identidade de gênero de travestis e transexuais no âmbito da administração pública federal.

Duda Salabert comentou sobre os desafios a serem enfrentados e defendeu a luta diária pelos direitos de pessoas trans e travestis e a ocupação na política.

“Nada para nós é garantido e jamais será enquanto formos tão poucas ocupando espaços de poder. Colocamos o pé na porta do poder legislativo, mas ainda não é suficiente. Precisamos de mais pessoas trans na Câmara dos Deputados, no Senado, nos Ministérios, nas direções partidárias, no judiciário. Nossas vidas e nossos direitos não podem ser moedas de troca, não é aceitável a covardia de não mais se falar em gênero, em pessoas trans, com medo de pânicos morais causados pela extrema direita”, destacou Duda.

Leia também:

“Neste ano, nossa iniciativa é ainda mais importante, pela conjuntura que se desenha internacionalmente e que tem reflexos no nosso país, de ataques e tentativas de retrocessos para a comunidade trans, mas para todas as minorias. Nossa iniciativa é um lembrete de que estamos aqui, prontas para resistir e batalhar para que o Congresso Nacional não seja apenas iluminado com nossas cores, mas que seja protagonista na discussão e proposição de políticas públicas que garantam a nossa cidadania”, comentou Erika Hilton.

  • Sobre as cores da bandeira Trans

A Bandeira do Orgulho Transgênero foi criada em 1999 pela mulher trans Monica Helms e exibida pela primeira vez em 2000, nos EUA. Composta por cinco faixas horizontais (azul claro, rosa e branco), a bandeira simboliza meninos, meninas e pessoas em transição, intersexo ou de gênero neutro. Ela representa a diversidade e a inclusão da comunidade transgênero.

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe e compartilhe!

Notícias relacionadas

One Thought to “Congresso Nacional se ilumina com as cores da bandeira trans em ação de deputadas”

Leave a Comment