A Samarco assinou termo de parceria com a prefeitura de Ouro Preto, nesta quinta-feira (21/3), para obras de contenção e adequação de margens do córrego Água Suja, no distrito de Antônio Pereira. A empresa irá custear integralmente as intervenções com recursos de cerca de R$ 18 milhões. O encontro, realizado no Centro Cultural de Antônio Pereira, contou com a participação de moradores e lideranças do distrito, do prefeito Angelo Oswaldo, de vereadores e do presidente da Samarco, Rodrigo Vilela.
A iniciativa atenderá a uma demanda antiga da comunidade de Antônio Pereira. “É gratificante poder contribuir com melhorias na infraestrutura do distrito e, sobretudo com a qualidade de vida das pessoas da região. Acreditamos em parcerias e investimentos que nos permitem compartilhar valor com os territórios onde atuamos”, destacou o presidente Rodrigo Vilela.
As obras consistem na construção de muros (gabião), ao longo do Córrego Água Suja, no trecho entre os dois campos de futebol do distrito, de extensão aproximada de 850 metros, protegendo as margens do córrego contra erosão. Entre as intervenções estão previstas escavação, reaterro, recomposição de via, além do alargamento do curso d’água em trechos críticos, que poderá reduzir a ocorrência de inundação, assim como impactos de alagamentos no local.
“Antônio Pereira vive um momento histórico de valorização e renovação. Nos últimos meses, presenciamos a conclusão da Estrada da Purificação, a inauguração do Centro de Cultura e o início das obrasconstrução da Capela Velório e da Praça Vila Residencial Antônio Pereira. Agora, damos um passo adiante com a obra de contenção de inundação o Córrego da Água Suja. Isso não é o acaso, é o resultado da política de relacionamento institucional voltada para as comunidades que convivem com a atividade minerária”, afirmou o prefeito Angelo Oswaldo.
O projeto de engenharia foi realizado pela prefeitura de Ouro Preto, em parceria com a Vale. As intervenções serão executadas por empresa contratada pelo município. A iniciativa faz parte das ações voluntárias de investimento social da Samarco em seus territórios de atuação.
Leia também:
- Presidente do IPHAN anuncia investimento de R$ 40 milhões para Ouro Preto e recursos para a Igreja de Bom Jesus de Matosinhos
- Escolas Municipais Padre Carmélio e Alfredo Baeta recebem repasse de 50 mil reais cada uma
O Jornal Geraes foi fundado no dia 01 de Julho de 2024, a partir da mudança do nome do Jornal Galilé, fundado em 1990. No dia 20/08/2022 o Jornal Galilé retornou as suas atividades por meio virtual, no entanto, no dia 01 de julho de 2024 resolveu mudar o nome para Jornal Geraes pela sua ampliação além das cidades da Região dos Inconfidentes, abordando toda Minas Gerais.