A última edição do Curso de Capacitação da Mão de Obra de Turismo, em 2025, contemplará os residentes da Região 3 de Ouro Preto, que inclui os distritos de Santo Antônio do Leite, Engenheiro Correia e Miguel Burnier. A iniciativa visa fortalecer e qualificar os profissionais do setor turístico local.
O curso é gratuito, direcionado a maiores de 18 anos e oferece transporte gratuito para os participantes da Região 3. As inscrições podem ser realizadas por meio do Docs do Google, disponibilizado pela organização do curso, até o dia 17 de julho.
A terceira fase do curso irá acontecer do dia 17 de julho a 15 de agosto de 2025, às quintas e sextas-feiras, das 18h às 22h. As aulas acontecerão na Casa de Cultura, do distrito de Cachoeira do Campo, Praça Felipe dos Santos, número 39, Ouro Preto.
A primeira e segunda fase do Curso de Capacitação da Mão de Obra de Turismo, atenderam respectivamente os moradores das regiões 1 e 2 de Ouro Preto. Com a rotatividade do curso, moradores dos distritos de Rodrigo Silva, Amarantina, Cachoeira do Campo, São Bartolomeu e Glaura já puderam participar do curso.
A capacitação será ministrada por professores doutores da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e abordará temas cruciais para o desenvolvimento no setor turístico, como:
- Introdução ao Turismo em Ouro Preto;
- Roteirização, Comercialização e Marketing;
- Elaboração de Projetos;
- Associativismo, Articulação Local e Associações.
Esta iniciativa conta com a governança em rede do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Sustentável de Ouro Preto (CONDES), da Agência de Desenvolvimento Econômico de Ouro Preto (ADOP) e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia da Prefeitura de Ouro Preto. A colaboração dessas entidades reforça o compromisso em impulsionar o desenvolvimento econômico local por meio do fortalecimento do setor turístico.
Leia também:
- Plebiscito Popular propõe fim da escala 6×1 e taxação dos super-ricos; entenda
- Engenheira denuncia caso de capacitismo durante show do Capital Inicial em Ouro Preto

O Jornal Geraes foi fundado no dia 01 de Julho de 2024, a partir da mudança do nome do Jornal Galilé, fundado em 1990. No dia 20/08/2022 o Jornal Galilé retornou as suas atividades por meio virtual, no entanto, no dia 01 de julho de 2024 resolveu mudar o nome para Jornal Geraes pela sua ampliação além das cidades da Região dos Inconfidentes, abordando toda Minas Gerais.