Denúncia aponta suposto cultivo de maconha em moradia da UFOP

Denúncia aponta suposto cultivo de maconha em moradia da UFOP

Uma denúncia recebida pelo Jornal Geraes aponta a suposta existência de plantas de maconha em uma moradia estudantil da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). O material encaminhado à redação inclui imagens e relatos de estudantes, que afirmam viver um conflito interno relacionado a um único morador.

Segundo os denunciantes, as imagens mostram plantas da substância em área da moradia estudantil. Os estudantes relatam que a situação teria sido comunicada anteriormente à Universidade, mas que, na avaliação deles, não houve adoção de um protocolo considerado eficaz para resolução do caso. Ainda de acordo com o relato, o episódio teria provocado desgaste psicológico e conflitos recorrentes entre os moradores.

Os estudantes informaram que as plantas não estariam mais no quarto citado, mas afirmam que persistem conflitos de convivência, incluindo episódios que teriam sido formalizados junto ao Ministério Público. A reportagem recebeu a informação de que os moradores afetados se colocam à disposição para prestar esclarecimentos adicionais.

Em nota enviada à reportagem, a UFOP informou que foi comunicada sobre possíveis descumprimentos das regras de convivência em uma de suas moradias estudantis por meio de relatos feitos pelos próprios moradores. Segundo a UFOP, o caso está sendo analisado conforme as normas que regem as moradias estudantis (Resolução Cuni nº 1910) e o Código de Convivência Discente (Resolução Cuni nº 2060).

A Universidade informou ainda que as sanções previstas nas normas incluem advertência e perda do direito à moradia, e que o caso segue em processo administrativo, encontrando-se atualmente no prazo para apresentação de recurso ao Conselho Universitário (Cuni), última instância administrativa da UFOP.

Sobre a suposta presença de plantas de maconha, a UFOP afirmou que os estudantes foram orientados a registrar a denúncia na Ouvidoria e que, assim que tomou conhecimento do relato, a Segurança do Campus realizou vistorias imediatas e em outras ocasiões no local. Segundo a Universidade, a situação denunciada não foi constatada durante as inspeções.

A UFOP declarou ainda que todas as providências adotadas seguem as normas internas, a legislação vigente e os princípios da Administração Pública, e informou que estuda medidas para aprimorar a gestão das moradias estudantis, incluindo a criação de uma coordenadoria específica para tratar do tema.

Leia também:

Confira o posicionamento da universidade:

A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) foi informada sobre possíveis descumprimentos das regras de convivência em uma de suas moradias estudantis por meio de comunicações feitas pelos próprios moradores. A denúncia está sendo analisada conforme as normas que regem as moradias estudantis (Resolução Cuni nº 1910) e o Código de Convivência Discente (Resolução Cuni nº 2060). As punições previstas nas normas são a advertência e a perda do direito à moradia. O caso segue em processo administrativo. Na fase atual, está em andamento o prazo para apresentação de recurso ao Conselho Universitário (Cuni), última instância administrativa da UFOP. Em relação à suposta presença de plantas de maconha na moradia, os estudantes foram orientados a registrar o caso na Ouvidoria, canal adequado para esse tipo de denúncia. Assim que a Universidade tomou conhecimento do relato, a Segurança do Campus realizou vistorias no local, de forma imediata e em outras ocasiões. Porém, não foi constatada a situação denunciada. A UFOP esclarece que todas as providências adotadas seguem as normas internas, a legislação vigente e os princípios da Administração Pública. A Universidade segue atenta às questões de convivência nas moradias estudantis e estuda medidas para aprimorar a gestão desses espaços, em especial, a criação de uma coordenadoria específica para tratar do tema.”

Quer ficar por dentro das principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

3 Thoughts to “Denúncia aponta suposto cultivo de maconha em moradia da UFOP”

  1. […] Denúncia aponta suposto cultivo de maconha em moradia da UFOP […]

  2. […] Denúncia aponta suposto cultivo de maconha em moradia da UFOP […]

Leave a Comment