As imagens do deslizamento de uma pilha de rejeitos, em uma Mina de Ouro em Conceição do Pará, impressionaram o Brasil no último final de semana. Sem feridos, os minério invadiu uma casa e um posto de combustíveis. O incidente, que ocorreu no povoado de Casquilho, levou ao desalojamento de 134 pessoas, que foram transferidas para hotéis e moradias provisórias.
O deslizamento da pilha de rejeitos estéril causou movimentação da terra nos arredores, o que levou a evacuação da área. Veja abaixo as imagens de como ficou o local:
Em nota oficial, a Jaguar Mining afirmou que está prestando o suporte necessário à comunidade afetada e que continuará reportando informações aos órgãos reguladores. “A empresa tomou as devidas providências oficiando os órgãos fiscalizadores e está dando suporte aos moradores da comunidade local”, diz o comunicado.
Leia também:
- Casarão do Vira Saia será restaurado e transformado em Centro Cultural em Ouro Preto
- Restaurante de Ouro Preto é eleito o melhor do interior de Minas Gerais
Veja a nota completa:
“A Jaguar Mining esclarece que, na manhã deste sábado (07/12), na Unidade Turmalina (MTL), localizada no povoado de Casquilho, em Conceição do Pará/MG, a equipe interna identificou uma anomalia em uma pilha de rejeitos durante inspeção. Imediatamente, a empresa tomou as devidas providências oficiando os órgãos fiscalizadores e regulatórios. A empresa está dando os devidos suportes para os moradores da comunidade local. Novas informações serão reportadas aos órgãos oficiais e responsáveis.”
Diante do ocorrido, o Ministério de Minas e Energia solicitou medidas rigorosas de fiscalização pela Agência Nacional de Mineração (ANM). O ministro destacou a necessidade de garantir a segurança da população e dos trabalhadores, além de sinalizar que pode haver interdição total ou parcial do complexo, caso seja necessário.
“Determino que sejam adotadas, de imediato, medidas de fiscalização rigorosas em relação às estruturas e para a efetiva solução da questão, tudo de modo a garantir a segurança total dos trabalhadores e residentes na região“, declarou.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Jornalista formado pela Universidade Federal de Ouro Preto, com passagens por Esporte News Mundo, Blog 4-3-3 e Agência Primaz.