Dia Mundial do Rim: especialistas alertam sobre cuidados

Hoje (13) é celebrado o Dia Mundial do Rim. Em colaboração com a data, alguns especialistas promovem a conscientização da população sobre a saúde renal no dia a dia. A campanha é mundial e realizada há 19 anos para conscientizar a população sobre o risco das doenças renais crônicas e divulgar formas de prevenção.

Segundo o médico nefrologista do Hospital Evangélico de Belo Horizonte (HE), Tiago Cerqueira, o alerta da SBN para o Dia Mundial do Rim, é um convite para que as pessoas adotem uma postura atenta em relação à saúde renal. “O funcionamento dos rins é fundamental para que o indivíduo tenha uma boa qualidade de vida e possa fazer coisas simples como tomar água, nadar, jogar futebol ou vôlei, por exemplo”, destaca.

Leia também:

Para aqueles que já enfrentam as sessões de hemodiálise, o transplante de rins é o melhor tratamento. Mesmo assim, o uso contínuo de medicamentos imunossupressores é necessário, bem como uma lista de cuidados que visa preservar o órgão.

Além disso, casos de glomérulo patologias, que comprometem a filtragem do sangue pelos rins, diagnósticos de doenças autoimunes, efeitos colaterais de tratamentos médicos, histórico familiar e doenças urológicas que impedem a saída da urina devem acender o sinal de alerta para a necessidade de um acompanhamento médico especializado.

Segundo o médico, duas doenças populares e que estão em crescimento no Brasil como diabetes e hipertensão também merecem a atenção dos pacientes diagnosticados para o tratamento, porque podem comprometer o funcionamento dos rins. “A avaliação da saúde renal também considera o contexto da saúde total do indivíduo. No caso de diabetes e hipertensão, a dosagem da creatinina e o exame de urina são realizados periodicamente, mas é preciso controlar essas doenças por meio da mudança de hábitos de vida”, ressalta.

O tratamento de doenças urológicas também é essencial para o bom funcionamento dos rins. O médico urologista do Hospital Evangélico, Arilson de Souza Carvalho Júnior, ressalta que essa especialidade pode auxiliar na prevenção de doenças renais crônicas em homens e mulheres. Dessa forma, tratar casos de cálculo renal, má formação congênita, obstrução urinária, entre outras, está no escopo do atendimento desse profissional que também atua para preservar a função dos rins.

“Na abordagem da urologia, o ultrassom do sistema urinário é um exame de imagem que permite avaliar a anatomia dos órgãos e se eles estão funcionando bem. Quando há alterações, se detectadas logo no início, é possível fazer correções cirúrgicas que evitarão casos de insuficiência renal no futuro”, detalha.

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

One Thought to “Dia Mundial do Rim: especialistas alertam sobre cuidados”

  1. […] Dia Mundial do Rim: especialistas alertam sobre cuidados […]

Leave a Comment