O estado de Minas Gerais foi o segundo mais procurado, em 2021, para viagens e o quinto com o maior gasto total em rotas no país. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em parceria com o Ministério do Turismo. O distrito de Lavras Novas, localizado a 17,6 km da sede Ouro Preto, se destacou junto ao distrito de Monte Verde (Camanducaia, no Sul de Minas) e a Serra do Cipó
A secretária adjunta de Estado de Cultura e Turismo, Milena Pedrosa, celebrou o destaque de Minas no turismo nacional:
“Celebramos mais uma vez os números do turismo de Minas Gerais. Ficamos em segundo fluxo turístico do Brasil e também crescemos 40,8% de volume das atividades turísticas acima do dobro da média nacional. Então, temos muito a celebrar, um programa maravilhoso que fizemos de uma forma coletiva e que traduziram cem mil empregos gerados desde maio de dois mil e vinte e um. E esse dado também do crescimento do volume de atividades turísticas vem crescendo desde julho de 2021. Sempre o dobro da média nacional. Então viva pro nosso turismo, para nossa Minas Gerais maravilhosa, para a nossa cultura e todo poder de transformação que essa cadeia da economia criativa traz pro nosso estado”, reconheceu Milena.
Ainda de acordo com a pesquisa, as viagens realizadas para Minas Gerais representaram 11,4% das nacionais, ficando atrás apenas de São Paulo (21%). Minas mantém a posição e participação na distribuição desde 2020, onde também ocupou a segunda colocação.
Jornalista formada pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Atua na Real FM pela editoria de esportes e é apresentadora do Papo de Bola (Escola da Bola) e da Live Jay Sports.