O ex-vereador e ex-prefeito de Mariana, agora candidato a deputado federal, Duarte Júnior (PSC), concedeu uma entrevista ao Jornal Galilé na noite de terça-feira (27) e não ficou em cima do muro quando o assunto foi eleições presidenciais. Disse que segue um posicionamento ideológico central, que no primeiro turno o seu apoio é para o candidato Ciro Gomes (PDT) e em caso de segundo turno, terá que conversar com sua base aliada para tomar uma decisão.
“Quando alguém fala que tem um posicionamento mais central, não quer dizer que ele está em cima do muro, quer dizer que ele concorda com algumas posições da direita e concorda com algumas posições da esquerda. Eu tento demonstrar que não é 100% ruim um lado ou outro. No primeiro turno, não tenho ido para os lados extremos, particularmente me incomoda quando alguém fala que temos que nos posicionar com ‘a’ ou com ‘b’. Eu gosto muito da forma que o Ciro foi governador do seu estado, sua posição nos últimos anos, a sua história política. Se ele não estiver no segundo turno, eu vou ter o meu candidato e vou defendê-lo. Até lá, para não ficar em cima do muro, eu acredito que o Ciro seria uma opção viável, poque acho que quando há dois extremos com tanta briga como está acontecendo não é bom para o Brasil”, declarou Duarte Júnior.
Para governador, Du já foi mais categórico em declarar apoio a Romeu Zema (Novo) devido a algumas conquistas que teve junto ao atual governo que está à frente do Estado.
“No meu caso, eu me aproximei demais do governo do Zema, porque, como presidente do Fórum de Prefeitos, vi que ele participou vários fóruns, nós conseguimos grandes vitórias juntos, como a 160 que liga Timóteo a Dionísio e São José do Goiabal, o Hospital Regional de Governador Valadares, por mais que ele não tenha sido retomado ainda. Em Mariana, foi garantido um recurso que ainda está à disposição do Governo do Estado que ainda não licitou, para ter a sede própria da Polícia Militar, da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros. O governo está trabalhando com muita seriedade e não poderia deixar de ter esse reconhecimento. Sendo bem sincero, a situação dele melhorou muito, porque ele parou de pagar a dívida, é uma verdade, e facilitou para colocar a casa em ordem. Mas é um governador sério, que tem trabalhado muito e hoje eu caminho com o governador Zema”, disse.
De acordo com a pesquisa IPEC, divulgada na segunda-feira (26), encomendada pela Globo, Ciro Gomes tem apenas 6% das intenções de voto, caindo 1% em relação a última atualização. O ex-presidente Lula (PT) lidera com 48% e o presidente Jair Bolsonaro (PL) vem em seguida com 31%.
Em relação à disputa pela governança do Estado, Romeu Zema segue líder na pesquisa, com 45% das intenções de voto, seguido por Alexandre Kalil (PSD), com 34%. A diferença entre os dois candidatos caiu de 17 pontos percentuais, na pesquisa de 20 de setembro, para 11 pontos percentuais na pesquisa mais recente.
O Jornal Galilé está promovendo uma série de entrevistas com os candidatos de Ouro Preto e Mariana. Já participaram os candidatos a deputado estadual Leleco Pimentel (PT) e Deyvson Ribeiro (União Brasil), além do candidato a deputado federal, Duarte Júnior. Na quarta-feira (28), é a vez da candidata a deputada estadual, Patrícia Ramos (PSTU), e a candidata a deputada federal Débora Queiroz (PCdoB). Na quinta-feira (29), é a vez de Gleiser Boroni (Patriota). Fique por dentro das principais notícias sobre eleições, também, pelas nossas redes sociais.
Jornalista graduado pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), tendo passagens pelo Mais Minas, Agência Primaz e Estado de Minas.