Nesta terça-feira (07), a deputada federal Duda Salabert (PDT-MG) afirmou que levará a questão da Saneouro em Ouro Preto para o Ministério dos Direitos Humanos. Em uma declaração à Radio Real FM, a deputada disse que pretende buscar a investigação do executivo federal na cidade histórica, dado os relatos que ouviu em sua visita ao município.
+Pobreza menstrual: vereadora propõe lei de distribuição de absorventes gratuitos em Ouro Preto
A empresa Saneouro tem enfrentado críticas e denúncias de irregularidades em relação ao fornecimento de água e tratamento de esgoto em Ouro Preto. Nos últimos meses, a população da cidade se organiza em manifestações frequentes contra a concessão. Os protestos se intensificaram após o início das cobranças de tarifas, em outubro do ano passado.
PARA DUDA SALABERT, SANEOURO ATACA OS DIREITOS HUMANOS EM OURO PRETO
Em entrevista à Rádio Real FM, a parlamentar se mostrou consternada com os relatos que ouviu sobre a Saneouro na cidade. De acordo com Duda, pessoas chegaram até a ela reclamando dos altos preços das tarifas, além da falta de qualidade da água. Por isso, ela acredita que o que está ocorrendo em Ouro Preto é um ataque aos direitos humanos.
“Eu fiquei assustada com a quantidade de violação de direitos humanos que estão acontecendo aqui na cidade. Vamos levar todos os relatos que ouvimos aqui, as denúncias também, para o ministro Silvio Almeida com quem eu converso na próxima quarta-feira. Houve relatos de famílias pagando R$600 reais na conta de água, além de uma cláusula absurda no contrato numa cidade em que mais de 20% da população está em cima pobreza. Então a gente tem que questionar essa questão e vamos começar na Esfera Federal, mas também estadual e municipal uma forma de garantir os direitos humanos aqui que é o acesso à água.”
Disse à Rádio Real.
+Reforma em Ouro Preto: novo secretário da Fazenda é nomeado e Angelo muda outras secretarias
Além disso, Duda ainda observa que a melhor forma de enfrentar esse problema em Ouro Preto é fazendo uma investigação da real situação da empresa no município, ouvindo o poder executivo e trazendo as possibilidades para auxiliar na garantia dos direitos humanos.
“A saída é entender que a água não é mercadoria. A água é um direito fundamental para a existência. Nesse sentido nós não podemos mercantilizar a vida. Então vamos conversar com o prefeito para entender qual a composição do executivo. Mas é o primeiro passo é fiscalizar, é além de discutir se vai ter Saneouro ou não se vai, discutir qual contrato vai ser adotado, se vai municipalizar ou não o serviço de saneamento básico. Antes disso é fiscalizar as violações de Direitos Humanos que estão acontecendo e se perpetuam na cidade.”
Revelou à Real.
Ainda sobre a Saneouro, a deputada fez questão de ressaltar que as mulheres são as mais atingidas pelas tarifas cobradas pela concessionária. Para ela, o debate ainda precisa ser racializado, afinal “as mulheres negras são as que mais sofrem o impacto de uma tarifa de r$ 600”.
Duda Salabert, que também é professora e ativista LGBTQIA+ e dos direitos humanos, tem sido uma voz ativa na luta pela garantia dos direitos básicos da população. Em 2022 ela se tornou a primeira deputada trans da história de Minas Gerais.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Jornalista formado pela Universidade Federal de Ouro Preto, com passagens por Esporte News Mundo, Blog 4-3-3 e Agência Primaz.
[…] Duda Salabert levará questão da Saneouro em Ouro Preto para Ministério dos Direitos Humanos […]
Parabéns atitude que prefeito prometeu investigar esse contrato absurdo com maior cobrança em m3 de água do Brasil,se calou ,e sem contar que água chega em torneira sem tratamento,chega turva, barrenta.
[…] Duda Salabert levará questão da Saneouro em Ouro Preto para Ministério dos Direitos Humanos […]
[…] Duda Salabert levará questão da Saneouro em Ouro Preto para Ministério dos Direitos Humanos […]
[…] +Duda Salabert levará questão da Saneouro em Ouro Preto para Ministério dos Direitos Humanos […]
[…] +Duda Salabert levará questão da Saneouro em Ouro Preto para Ministério dos Direitos Humanos […]
[…] + Duda Salabert levará questão da Saneouro em Ouro Preto para Ministério dos Direitos Humanos […]